Notícias
06/07/2018 - 09:55
Estudante da UCB ensina desenvolvimento sustentável a crianças
Leiriane Pires desenvolveu o “Global Focus - Projeto em Escolas” para educar pequenos aprendizes sobre a importância da sustentabilidade e do meio ambiente
  • Estudante da UCB ensina desenvolvimento sustentável a crianças
  • Estudante da UCB ensina desenvolvimento sustentável a crianças
  • Estudante da UCB ensina desenvolvimento sustentável a crianças
Esquerda Leiriane Pires Rios Direita
A estudante do oitavo semestre do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Leiriane Pires Rios, desenvolveu um projeto de Educação Ambiental, o colocou em andamento e está propiciando conhecimento e aprendizado a crianças do Distrito Federal. O “Global Focus - Projeto em Escolas” tem por objetivo educar pequenos aprendizes sobre a importância do desenvolvimento sustentável.

São realizadas atividades com crianças, por meio de vídeos e perguntas interativas. São aplicados questionários ao fim de cada rodada educativa, para medir o grau de conhecimento das crianças sobre o meio ambiente e práticas sustentáveis, a fim de preparar metodologias para a continuação do projeto.

No projeto as crianças estão aprendendo o funcionamento e cuidados de um jardim vertical e da vermicompostagem (processo de transformar desperdícios orgânicos em composto de alta qualidade), alternativas mais sustentáveis para a produção de lixo. Além disso, as crianças aprendem sobre a destinação correta dos resíduos orgânicos.
“Também são discutidos temas como os fatores relacionados ao desmatamento e a extinção de espécies. Para isso, levamos peças e animais empalhados do Museu Itinerante de História Natural da UCB, nossa parceira no projeto”, destacou Leiriane.

O projeto teve início em março, com o desenvolvimento do website. “Já ministrei palestras educativas na Escola Classe 12, de Ceilândia”, explicou Leiriane, falando com orgulho da primeira escola atendida.

O Projeto

O “Global Focus - Projeto em Escolas” surgiu durante o intercâmbio acadêmico Studies of the United States Institutes for Student Leaders, no qual Leiriane foi escolhida como a primeira representante da região Centro-Oeste do Brasil.

Ela participou do programa de liderança acadêmica na modalidade de Impactos Ambientais Globais, nos Estados Unidos. Durante o intercâmbio acadêmico, a estudante interagiu com diversos líderes políticos e governamentais que trabalham em vários órgãos do setor ambiental dos EUA. Adicionalmente, participou de voluntariado em um Food Bank, uma organização sem fins lucrativos que distribui alimentos.

A estudante então concluiu o programa acadêmico com êxito, sendo agraciada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos com dois certificados reconhecidos internacionalmente. Foi a partir dessa experiência internacional que Leiriane desenvolveu a organização “Global Focus – Projeto em Escolas”, em 2018, e que agora conta com a participação de aproximadamente 100 pessoas, incluindo professores universitários, alunos de escolas públicas e voluntários, em apenas quatro meses de vigência do projeto.

Clique aqui e saiba como ser um voluntário do projeto.

PS

Aos professores: Morgana Bruno, prof. Dr. responsável pelo Museu IHN; Chesterton Ulysses, prof. Dr em Biologia; Rodrigo Lima, bolsista CNPq; Prof. MSc. Beatriz Barcelos Prof. Nilo, CELOGS, bem como as professoras da EC. 12: Loren, Raquel, Dany, Eliane, Carla e Alessandra.

Muito obrigada!

Leiriane Pires Rios




Rodrigo Eneas

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Campus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital