Notícias
10/07/2018 - 17:40
Conselho adia prazo para mudanças em cursos de licenciatura
Mesmo antes do prazo, UCB já está dentro das normas com todos os seus cursos de licenciatura em 4 anos de duração
Conselho adia prazo para mudanças em cursos de licenciatura Divulgação
As mudanças nos cursos superiores de licenciatura foram adiadas por decisão do Conselho Nacional de Educação (CNE). A pedido do Ministério da Educação (MEC), o órgão aprovou a prorrogação do cumprimento de uma nova regra que aumenta de três para quatro anos a duração das licenciaturas. Agora, as instituições têm mais um ano para se adaptarem a norma 2015.

Na Universidade Católica de Brasília (UCB), todos os cursos de licenciatura já estão com o tempo de duração de quatro anos. Segundo dados do MEC, apenas 23% dos cursos de licenciaturas em universidades federais finalizaram as mudanças em seus currículos. Outros 42% ainda estão discutindo e o restante está em fase inicial de elaboração do projeto. Só 47 das 63 federais responderam à pesquisa feita pelo governo.

Em nota, o ministério disse que pediu a prorrogação do prazo porque os cursos precisam de tempo para se adaptar à Base Nacional Comum Curricular, aprovada no fim de 2017. Esse documento, pela primeira vez no país, prevê os objetivos de aprendizagem para todos os anos da educação infantil e fundamental. A base para o ensino médio ainda está em discussão.

Além da duração do curso, a resolução aumenta as horas de estágio obrigatório de 300 para 400 horas e pede foco em disciplinas práticas. Tanto os dirigentes das universidades federais quanto das privadas haviam defendido prorrogar o prazo. O argumento seria os maiores gastos para as instituições, principalmente com a contratação de novos professores.

A nova norma pede que as licenciaturas aumentem de 2,8 mil para 3,2 mil horas sua carga horária.

Pesquisas mostram que os cursos de formação docente no país se dedicam mais aos fundamentos teóricos do que nos países com bom desempenho educacional, onde há estágios longos e bem supervisionados.





Rodrigo Eneas

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital