Notícias
09/08/2018 - 10:24
Estudantes participam de congressos internacionais
Estudantes participaram do 23º Congresso do Colégio Europeu de Ciências do Desporto, na Irlanda e do Congresso Mundial de Síndrome de Down, na Escócia
  • Estudantes participam de congressos internacionais
  • Estudantes participam de congressos internacionais
  • Estudantes participam de congressos internacionais
  • Estudantes participam de congressos internacionais
  • Estudantes participam de congressos internacionais
Esquerda Divulgação Direita
Os estudantes Rafael Olher, Heitor Siqueira Ribeiro, Samuel da Silva Aguiar e Geiziane Melo, todos do programa Stricto Sensu em Educação Física da Universidade Católica de Brasília (UCB), participaram de dois congressos internacionais, o 23º Congresso do Colégio Europeu de Ciências do Desporto, na Irlanda, e o Congresso Mundial de Síndrome de Down, na Escócia, respectivamente.

Rafael, Heitor e Samuel participaram do 23º Congresso, em Dublin, já Geiziane participou do Congresso Mundial, em Glasgow.

Rafael apresentou o trabalho sobre a hipotensão pós-exercício isométrico, que está associada ao óxido nítrico aumentado e à peroxidação lipídica diminuída. “O projeto tem como objetivo analisar as respostas hemodinâmicas e metabólicas de pessoas hipertensas mediante a realização do exercício de força isométrica”.

“Nesse congresso tive a oportunidade de apresentar os dados de estresse oxidativo dos voluntários, fiquei muito satisfeito em saber que o trabalho foi aceito para apresentação oral, uma vez que se trata de um trabalho mais voltado para exercício físico e saúde, e o grande foco do congresso é a ciência do esporte voltado mais para o rendimento físico. Além disso, a vivência que esse congresso pôde proporcionar foi incrível, além do fato de conhecer e ter contato com outros pesquisadores e estudantes do mundo todo”, frisou Rafael Olher.

Heitor Ribeiro apresentou o trabalho “Avaliação e comparação da velocidade crítica e da velocidade de corrida de um corredor amador em uma corrida de 10 km”.

“A experiência de participar de um congresso internacional, referência na área da ciência do esporte foi uma oportunidade única. Poder mergulhar em novas evidências, bebendo da fonte científica é algo indescritível. No entanto, não apenas o conhecimento teórico nos enriquece em momentos como esse, mas, principalmente, a network desenvolvida. Encontrar pesquisadores que estão em sua mesma linha de pesquisa e trocar experiências é enriquecedor”, destacou Heitor.

Já Samuel Aguiar apresentou o trabalho “Gordura corporal, balanço oxidativo e comprimento do telômero em indivíduos de meia idade não treinados e atletas seniores”.

Para ele, a experiência de conhecer outro país proporciona a possibilidade de contato com outras culturas, hábitos e diferentes costumes.

Geiziane Melo, egressa do curso de Educação Física da UCB, apresentou o estudo “Força de preensão manual não desencadeia sobrecarga cardiovascular em adolescentes com Síndrome de Down”.

Ao longo do congresso, Geiziane esteve com grandes nomes que participam e apoiam as causas que envolvem direito de pessoas com Síndrome de Down. “Durante o evento a minha ‘networking’ foi ampliada com contatos na Alemanha, Dubai, Índia, Inglaterra, EUA, Escócia e nas federações brasileiras de São Paulo e Curitiba, os quais me oportunizaram conhecer como as áreas da educação e saúde são fundamentais para a construção e desenvolvimento do público com Down”, ressaltou.

Sobre as atividades que participou no congresso em Glasgow, Geiziane destacou a efetividade da atividade física para o público com Down. “Foi interessante observar as feições dos pais e participantes quando demonstrei a efetividade da atividade física para público com Síndrome de Down. No caso do meu trabalho em si, os participantes acharam interessante a importância da força muscular sobre a qualidade cardiovascular para os indivíduos com Down”, destacou.








Rodrigo Eneas

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital