Tecnológicos / Gastronomia
Notícias
Gastronomia
15/08/2018 - 17:47
Professores e estudantes de Gastronomia participam do 14º Concurso do Morango
Como parte da programação da tradicional Festa do Morango que acontece em Brazlândia, a Universidade Católica de Brasília, em parceria com a Emater-DF, realiza a 14ª edição da competição
  • Professores e estudantes de Gastronomia participam do 14º Concurso do Morango
  • Professores e estudantes de Gastronomia participam do 14º Concurso do Morango
  • Professores e estudantes de Gastronomia participam do 14º Concurso do Morango
  • Professores e estudantes de Gastronomia participam do 14º Concurso do Morango
  • Professores e estudantes de Gastronomia participam do 14º Concurso do Morango
  • Professores e estudantes de Gastronomia participam do 14º Concurso do Morango
  • Professores e estudantes de Gastronomia participam do 14º Concurso do Morango
Esquerda Direita
 A Universidade Católica de Brasília (UCB), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), promove nesta quarta-feira, 15 de agosto, a 14ª edição da competição que escolherá o melhor prato elaborado com morango.

Oito grupos produzirão e apresentarão pratos doces e salgados, com o morango como principal ingrediente, para professores e estudantes do curso de Gastronomia da UCB, que farão a avaliação dos pratos. São avaliados os seguintes aspectos: originalidade da receita, criatividade, higiene na manipulação dos alimentos, aparência e sabor.

A Técnica em Economia Doméstica da Emater, Luciana Xavier Ramos, lembra que o concurso de Gastronomia é uma forma de divulgar a produção local, como integrar os produtores em outras atividades culturais e econômicas. “Todos os anos realizamos a Festa do Morango de Brasília. É uma forma de divulgar o morango, uma das principais culturas de Brazlândia, dessa forma, criamos um concurso de receitas, onde podemos divulgar a fruta e fazer com que os produtores tenham uma maior integração entre eles, que eles possam, além de produzir o produto, participar de diversas atividades, como é o caso do concurso de gastronomia”, ressaltou Luciana.

A parceria entre a Emater e a Universidade Católica de Brasília iniciou há oito anos e favoreceu ampliando a repercussão do concurso gastronômico e o profissionalismo dos pratos criados. “Nós não tínhamos um espaço adequado dentro da Festa do Morango para realização do concurso. Então, lançamos uma proposta para a UCB de trazermos os produtores para cá. A Universidade aceitou prontamente porque já tinha interesse em trabalhar com essa comunidade. Dessa maneira, foi bom para todo mundo essa parceria. Após vir para o espaço da Gastronomia da UCB, conseguimos profissionalizar cada vez mais os pratos que são apresentados no concurso”, destacou Luciana Xavier.

A assessora da Escola de Gestão e Negócios e professora do curso de Gastronomia, Luli Neri Riccetto, destaca que “a UCB cede o espaço e os jurados do Concurso do Morango. Os jurados são formados por professores, estudantes e egressos do curso de Gastronomia. Para a Universidade é uma honra receber esse concurso, pois ele envolve uma comunidade de produtores rurais. Nós estamos aqui para julgar, mas sempre acabamos aprendendo. Um dos focos do nosso curso de Gastronomia é valorizar o produtor rural, local, o pequeno empreendedor, porque eles têm muito mais a ensinar para nós do que aprender com a gente”.

Sobre a troca de conhecimentos, a professora Luli explica a importância do contato dos estudantes do curso com os produtores rurais. “É uma oportunidade ímpar estar em contato com esse pessoal, que está na lida, que produz a matéria-prima com a qual trabalhamos, então essa proximidade só tende a florescer e a aumentar a credibilidade do nosso curso”, disse.

Presente desde as primeiras edições do concurso gastronômico e vitoriosa por cinco vezes, Lindaura Carvalho Silva, 80 anos, prepara para esta edição um prato chamado “O rei e a rainha”, que é batata recheada com geleia de morango e patê de frango. “Eu gosto muito de cozinhar e de inventar. Não sou de copiar os pratos, mas de descobrir novos sabores, novas formas de fazer as coisas”. Vencedora do ano passado, Lindaura produziu um acarajé com morango, chamado “Morangajé”.

Outros pratos produzidos na manhã foram: bife rolê com geleia de morango, queijo e bacon; Batata Recheada com bacon, queijo e geleia de morango; Pavê de Morango e Torta de Morango.







Rodrigo Eneas

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital