Notícias
30/08/2018 - 17:11
Livro EDUCOMUNICAÇÃO é lançado na UCB
Reitoria, diretores de Escola, coordenadores de cursos e convidados participaram do lançamento da publicação
  • Livro EDUCOMUNICAÇÃO é lançado na UCB
  • Livro EDUCOMUNICAÇÃO é lançado na UCB
  • Livro EDUCOMUNICAÇÃO é lançado na UCB
  • Livro EDUCOMUNICAÇÃO é lançado na UCB
  • Livro EDUCOMUNICAÇÃO é lançado na UCB
  • Livro EDUCOMUNICAÇÃO é lançado na UCB
  • Livro EDUCOMUNICAÇÃO é lançado na UCB
  • Livro EDUCOMUNICAÇÃO é lançado na UCB
  • Livro EDUCOMUNICAÇÃO é lançado na UCB
  • Livro EDUCOMUNICAÇÃO é lançado na UCB
Esquerda Fotos: Rodrigo Eneas Direita
Os professores doutores Joadir Forest e Janete Cardoso lançaram, nesta quinta-feira, 30 de agosto, o livro “EDUCOMUNICAÇÃO - Sua imagem está na tela: origem, trajetória e produções da Educomunicação na Universidade Católica de Brasília”. A publicação é uma compilação de pesquisas e intervenções nos últimos oito anos e apresenta as principais reflexões e práticas realizadas pelos pesquisadores na conexão entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

A Educomunicação é um campo teórico-prático que propõe uma intervenção a partir de algumas linhas básicas, como educação para a mídia; uso das mídias na educação; produção de conteúdos educativos; gestão democrática das mídias; e prática epistemológica e experimental do conceito.

A publicação estabelece uma conexão com os diversos saberes e sistematiza algumas formas de superação do bulliyng, analisa os impactos da convergência digital, verifica como se deu o uso das tecnologias sob o olhar da cultura midiática nos espaços de licenciaturas, apresentando a imagem como elemento essencial na construção da cultura de aprendizagem.

Para os autores, a obra se torna uma oportunidade para tornar o conhecimento mais acessível e trazer com ela novos atores sociais que se engajam nas transformações necessárias.

Estiveram presentes no lançamento do livro integrantes da Reitoria, como o Magnífico Reitor, Prof. Dr. Ir. Jardelino Menegat, e o assessor da Reitoria, prof. Dr. Ir. Lúcio Dantas. Além deles, marcaram presença a diretora da Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação, prof.ª Dr.ª Anelise Pereira Shiler; o coordenador da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade, prof. Dr. Geraldo Caliman; o coordenador do curso de Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), prof. MSc. Leandro Bessa e a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, prof.ª Dr.ª Florence Marie Dravet.

“Essa obra foi produzida na UCB, com a participação de professores e estudantes, então é um momento muito gratificante de conclusão desse trabalho”, disse a organizadora do livro, professora Janete Cardoso.

Ainda segundo a professora, a Educomunicação aponta para questões muito significativas como questões do diálogo em tempos de intolerância. “Para mim, a Educomunicação tem elementos significativos na prática: primeiro, ela traz o outro como ele é. O segundo ponto é a questão do grupo, e eu, particularmente, acredito muito na força do grupo, do coletivo, das ideias compartilhadas, e esse livro é uma experiência de muitas mãos, de compartilhar saberes, experiências, ideias, projetos, intervenções nas escolas, então, essa força do grupo se manifesta de uma maneira muito específica nessa obra”, disse Janete Cardoso.

Para o professor Joadir Forest, a Educomunicação é um campo enorme de reflexão e atuação para comunicadores e educadores. “A aproximação entre educação e comunicação permite aos educadores e comunicadores promoverem reflexões novas e produtos novos que venham a trazer soluções para as preocupações humanas, tais como a violência, a falta de acesso à informação de qualidade, a pouca formação e a falta de acessibilidade das minorias”.

O Magnífico Reitor ressaltou que a publicação tem toda uma história e uma trajetória de envolvimento. “Mais do que isto, o livro tem aquilo que nós acreditamos que são grandes valores: a participação, o envolvimento e o comprometimento do aluno, fazendo com que ele tenha essa dimensão de protagonista e o professor sendo o mediador desse processo. E isso faz uma grande diferença”, disse o Ir. Jardelino Menegat.

Falando da quantidade de trabalhos, artigos e publicações produzidos na UCB, o Reitor se disse surpreso. “Uma das surpresas que tive, quando assumi a Reitoria, foi saber a grande produção que existe dentro da nossa Instituição. Isso significa que os nossos professores têm potencial, capacidades, competências, habilidades e que não ficam para si, mas transcendem aos seus estudantes, como vemos com essa nova publicação”, ressaltou o Prof. Dr. Ir. Jardelino Menegat.




Rodrigo Eneas

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Campus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital