Notícias
10/09/2018 - 16:29
Projeto de alfabetização da UCB ensina há 25 anos adultos a lerem e escreverem
Inicialmente voltado para alfabetizar colaboradores da UCB enquanto o Câmpus I estava sendo construído, hoje o projeto Alfabetização Cidadã atende a comunidade
Projeto de alfabetização da UCB ensina há 25 anos adultos a lerem e escreverem Foto: Faiara Assis
Atividades simples como identificar para onde o ônibus está indo ou ir ao mercado podem se tornar grandes desafios para pessoas que não sabem ler ou escrever. De acordo com dados de 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil ainda possui 11,8 milhões de analfabetos. Pensando em auxiliar jovens e adultos que não foram alfabetizados, a Universidade Católica de Brasília criou, há 25 anos, o projeto Alfabetização Cidadã.

Inicialmente voltado para alfabetizar colaboradores da Instituição enquanto o Câmpus de Taguatinga estava sendo construído, hoje a iniciativa atende a comunidade. Neste ano, aproximadamente 200 alunos estão inscritos enquanto mais de 10 mil foram alfabetizados desde sua criação. Para a coordenadora, professora Carla Cristie de França Silva, quem busca o serviço quer ser inserido na sociedade. “As pessoas que estão sendo alfabetizadas têm a oportunidade de entrar em um universo que ainda não conheciam. Saber ler e escrever abre portas e consolida uma autonomia na vida delas”, afirma.

A metodologia de ensino utilizada é personalizada para cada turma e o material usado em sala de aula é criado de acordo com o nível de alfabetização de cada participante. O trabalho voluntário não é exclusivo para a Pedagogia, estudantes de qualquer curso podem participar. “Universitários de outras disciplinas podem participar realizando uma aula transversal, explicando sobre um determinado assunto que desperte o interesse dos alunos do projeto. Após esse tipo de aula, realizamos algumas atividades pedagógicas com o conteúdo ensinado”, confirma a professora.

Quando os alunos completam o programa oferecido, eles são inseridos na educação formal. A Alfabetização Cidadã funciona em 11 localidades: Asa Sul, Brazlândia, Estrutural, Gama, Incra 8, Riacho Fundo II, Samambaia Norte, Sobradinho, Sol Nascente, Taguatinga Sul, Varjão. O projeto tem como parceiros o Rotary Club, a Sustentare Ambiental e a Casa da Amizade. As inscrições são gratuitas e abertas todo início de ano.



Profissionais do Texto

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Campus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital