Graduação / Ciências Biológicas
Notícias
Ciências Biológicas
17/09/2018 - 09:35
UCB participa da Semana do Cerrado
Evento tem como finalidade apresentar o bioma Cerrado, suas peculiaridades e importância a crianças e adolescentes
  • UCB participa da Semana do Cerrado
  • UCB participa da Semana do Cerrado
  • UCB participa da Semana do Cerrado
  • UCB participa da Semana do Cerrado
  • UCB participa da Semana do Cerrado
  • UCB participa da Semana do Cerrado
  • UCB participa da Semana do Cerrado
  • UCB participa da Semana do Cerrado
Esquerda Fotos: Rodrigo Eneas Direita
A Universidade Católica de Brasília (UCB) participou da Semana do Cerrado. O evento aconteceu no Jardim Botânico de Brasília e contou com uma produção da rede de pesquisadores de diferentes instituições, como a Universidade de Brasília (UnB), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, a Reserva Ecológica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e estudantes de áreas de ecologia e biodiversidade do Cerrado no Distrito Federal.

As atividades da Semana foram parte do Programa Ecológico de Longa Duração (PELD) financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A Semana do Cerrado iniciou no dia 11 de setembro, data comemorativa pelo do Dia do Cerrado. O evento foi uma oportunidade de conhecer e explorar diferentes aspectos de um dos biomas mais diversos no mundo. Atividades diferentes apresentam os ambientes, a flora e a fauna do Cerrado e alguns dos desafios para sua conservação. A Semana contou com diversas atividades, como trilhas, oficinas, palestras, exposições e jogos lúdicos para as crianças e adolescentes de diversas escolas do DF que se inscreveram para visitar as instalações da Semana do Cerrado.

Até o fechamento desta matéria, na quinta-feira, 13 de setembro, a estimativa era receber mais de 3200 crianças, estudantes de escolas públicas e particulares e visitantes do Jardim Botânico.

Segundo a idealizadora do evento, Mercedes Bustamante, professora da Universidade de Brasília (UnB), a ideia é mostrar um pouco do que os pesquisadores fazem, como se faz ciência, mas, também, criar uma consciência da importância do Cerrado para a população em geral, desde as crianças até os adultos.

“A ideia da Semana é exatamente dar um retorno para a sociedade, mas, sobretudo, para esses estudantes, que fazem parte desta nova geração, para que eles valorizem o sistema onde eles estão inseridos. Muitas vezes eles conhecem menos o Cerrado, comparado às Savanas Africanas. O que queremos mostrar é que temos também uma Savana no Brasil que é a mais diversa do mundo, então a ideia é trazer um pouco mais sobre o nosso bioma e tornar isso um pouco mais familiar para eles”, explicou a professora Mercedes.

A professora ainda frisou a grande demanda por atividades como esta que foi desenvolvida. “Percebemos que a demanda é muito forte, pois tivemos um público muito maior do que nós esperávamos e a ideia é que daqui para frente consigamos fazer de uma forma um pouco mais contínua”, disse a professora Mercedes Bustamante.

Professores e estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, Química e Arquitetura e Urbanismo da UCB participaram das atividades. Além da organização em si, realizaram três oficinas: “Conhecendo a vida nos rios”, “Conhecendo um riacho e a qualidade de suas águas” e “Água virtual: exposição visual e interativa”.

Segundo a prof.ª Dr.ª Luciana de Mendonça Galvão, coordenadora do curso de Ciências Biológicas da UCB, membro da equipe do projeto, o evento é importante, pois além de dar um retorno à sociedade sobre as atividades de pesquisa, oportuniza aos estudantes o contato com público variado, a experiência de comunicar Ciência em uma linguagem nova e o desafio de produzir oficinas e material de conteúdo científico em uma linguagem não acadêmica.

“Foi uma experiência muito rica para nossos estudantes, desde a fase de preparação para o evento, que demandou meses de produção de material, como maquetes, jogos, vídeos, entre outros. Pudemos ver a dedicação e o compromisso de cada estudante para difundir a Ciência, especialmente, a importância do cuidado com a água. A participação na Semana do Cerrado também contribui para a formação integral dos estudantes, no sentido em que eles conseguiram traduzir o conhecimento científico para comunidade e também realizar a sensibilização para questões ambientais. Uma das metas do projeto se cumpre neste evento e desejamos contribuir em novas oportunidades com mais ciência cidadã”, destacou a professora Luciana.




Rodrigo Eneas

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital