Graduação / Psicologia
Notícias
Psicologia
19/09/2018 - 17:42
“THE IDENTITY OF PSYCHOLOGY”: CÁTEDRA ADERE A PESQUISA INTERNACIONAL
O projeto resulta de questionamentos e reflexões acerca do reconhecimento do papel da intervenção psicológica nas sociedades atuais
O projeto Identidade da psicologia resulta de questionamentos e reflexões acerca do reconhecimento do papel da intervenção psicológica nas sociedades atuais, concretizando a discussão da importância da Intervenção Psicológica de acordo com os seus objetivos exclusivos, de forma que fique claro para os profissionais, para os estudantes, e para a sociedade, o que é a intervenção psicológica e o que une todas as intervenções na área da psicologia. Para tal foi definido envolver o máximo de parceiros internacionais, uma vez que se entendeu, desde o início, que esta confrontação de informações e dados só poderá contribuir positivamente para o contributo de diversas mundividências. Assim, colocou-se a questão central deste projeto: o que distingue a intervenção psicológica de outras intervenções que se têm instalado em contextos de atuação do psicólogo? A resposta para esta questão complexa não está a ser procurada exclusivamente no seio da psicologia, dos seus organismos representativos e dos seus profissionais, e não está confinada a um único País.

O projeto Identidade da psicologia, empreitada que procura a longo prazo e em muito larga escala contribuir para as políticas públicas de juventude, promovendo a transformação social e garantindo uma articulação profícua entre agendas públicas e as agendas das sociedades civis, analisa como se constitui a identidade na formação e no exercício profissional dos psicólogos. Em cada país a formação inicial e especializada dos psicólogos assume características diversas, a imagem social e a interação com outros profissionais assumem moldes diferenciados, importando conhecer como estas dimensões mais contextuais, a par das inerentes aos próprios psicólogos, interferem na imagem, estatuto e autonomia profissional dos psicólogos.

O objetivo principal deste projeto prende-se com o aprofundamento e compreensão dos fenômenos da sociedade associados à identidade profissional dos psicólogos, apresentando contributos com utilidade educativa, política, vocacional, cultural, e de transformação social. Esta investigação permitirá refletir, em distintos contextos sociais e em distintas culturas, sobre os motivos que têm levado ao grande desenvolvimento social e educativo da ciência psicológica, bem como ao surgimento de um conjunto alargado de atividades profissionais associadas. Nesta perspetiva ganha relevância a necessidade de compreensão e de explicação, em particular aos mais jovens, do papel do psicólogo e da intervenção psicológica.

A fundação e a coordenação do projeto internacional é partilhada por Miguel Ricou, Sílvia Amado Cordeiro, Amanda Franco e Cristina Costa-Lobo. A Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade acolheu e aderiu a este projeto em Setembro de 2018. Trabalham neste projeto, como investigadores da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade os professores e membros da Cátera: Cândido Alberto Gomes (UPT), Marta Helena Freitas (UCB) e Cristina Costa-Lobo (UPT).


Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital