Graduação / Relações Internacionais
Notícias
Relações Internacionais
24/09/2018 - 13:53
Relações Internacionais promove o V Workshop RI UCB
O evento contou com a organização dos estudantes do curso de RI e recebeu especialistas em Advocacy e Diplomacia Coorporativa
  • Relações Internacionais promove o V Workshop RI UCB
  • Relações Internacionais promove o V Workshop RI UCB
  • Relações Internacionais promove o V Workshop RI UCB
  • Relações Internacionais promove o V Workshop RI UCB
  • Relações Internacionais promove o V Workshop RI UCB
  • Relações Internacionais promove o V Workshop RI UCB
Esquerda Direita
A Assessoria de Relações Internacionais e Institucionais (ARII) da Universidade Católica de Brasília (UCB), em parceria com a direção e os estudantes do curso de Relações Internacionais, promoveu, nesta segunda-feira, 24 de setembro, o tradicional Workshop RI UCB – Advocacy e Diplomacia Coorporativa, das 8h às 18h. Esta quinta edição contou com a presença de profissionais renomados para falar aos estudantes da UCB.

Segundo o professor Creomar de Souza, coordenador da ARII, a UCB propõe temas e assuntos que nenhuma outra instituição de ensino superior de Brasília traz. “Nós temos sorte de construir essa iniciativa. Conseguimos falar de temas importantes que ninguém fala. Depois, temos estudantes engajados nesse processo, produzindo conteúdos e materiais interessantes”, frisou.

O palestrante que inaugurou o evento foi Cláudio Gastal, presidente-executivo do Movimento Brasil Competitivo (MBC), que falou sobre: Democracia e Estado num Mundo Efervescente. Segundo Gastal, existe uma insatisfação grande no mundo e no Brasil, especialmente por conta da política. Cláudio falou do inconformismo que tomou conta do Brasil. Para ele, isso é fruto de um processo histórico, de uma série de acontecimentos que culminaram na crise que o País vive atualmente. Mas e o mundo? Vários países estão vivendo situações semelhantes.

“Algo está acontecendo e precisa ser analisado. Isso, sem dúvida, é gerado por uma nova forma de comunicação, por uma nova forma de questionamentos, que tem colocado o mundo em efervescência”, diz. Para ele, as redes sociais atrapalham o diálogo aprofundado das problemáticas brasileiras. “Vivemos um mundo de cliques, das redes sociais, mas que não se traduzem em ações concretas. Devemos sim estar inconformados, mas saber o que fazer com essa indignação. Em uma pesquisa recente, de dez jovens consultados, apenas quatro acham a democracia um valor importante. Isso é muito grave”, destacou Gastal.

No Brasil, esse fervor teve seu auge em 2013 por conta dos 13 centavos a mais no valor do transporte público, que tomou proporções bem maiores. Recentemente, foi o caso do diesel. Essa série de manifestações tem gerado uma repulsa que é claramente percebida nas urnas. Ele citou o caso das eleições no Amazonas e em Tocantins, onde 50% dos eleitores não compareceram ao pleito nesses estados.

“Isso tem gerado muitos questionamentos com relação ao estilo de democracia que é praticada hoje. Quando a gente começa a olhar dados estatísticos, é alarmante o número de pessoas que não acreditam no processo democrático”, alertou Gastal.

Ainda segundo o presidente-executivo do Movimento Brasil Competitivo, a questão econômica é fundamental para a manutenção da democracia. “Em relação a isso temos uma grande preocupação em relação às contas públicas que só aumentam. A saída para o Brasil se dá pela política, em dialogar e chegar ao mínimo de consenso. Não existe civilização sem atuação política. O Brasil perdeu o diálogo político ao longo do tempo, devemos retomar isso para construir um Estado melhor”, disse Cláudio Gastal.

Sofisticação

Segundo a coordenadora do curso, professora Rosana Tomazini, os Workshops estão cada vez mais sofisticados e profissionais. “É uma satisfação ver a organização desses eventos das Relações Internacionais. Na minha opinião é o melhor evento de Relações Governamentais e Institucionais do país, organizado por um curso de graduação. Um Workshop como esse é importante para a formação profissional de todos os estudantes envolvidos”, destacou.

Curso de Qualidade

De acordo com o diretor da Escola de Humanidades, Negócios e Direito, professor José Eduardo Pires Campos Júnior, a Reitoria fez um levantamento por Escolas para avaliar os cursos ofertados. "O curso de Relações Internacionais foi um dos mais bem avaliados da Universidade, e esses eventos promovidos dão mesmo a dimensão do excelente trabalho que está sendo realizado na UCB”.

Palestras

Durante todo o dia o Workshop contou com a seguinte programação:

A Articulação da Defesa de Interesses pelo Terceiro Setor – O Advocacy a Serviço da Sociedade Civil. Com a sócia-diretora da Vallya e conselheira do Instituto de Relações Governamentais (Irelgov), Larissa Wachholz; a presidente-executiva do Instituto Palavra Aberta, Patrícia Blanco, e a consultora júnior da Hexa Brasil, Isadora Gomes.

O Diplomata Coorporativo como Instrumento de Consolidação dos Ecossistemas de Negócios no Brasil e no Mundo. Com o diretor-executivo do ICC Brasil, Gabriel Petrus; relações governamentais do Mercado Livre, François Martins e a trainee da Concordia Public Affairs Strategies, Stephanie Nunes.

Advocacy e Compliance e o Impacto das Ações de Responsabilidade Social sobre as Políticas Públicas. Com a fundadora da Atena Políticas Públicas, Barbara Furiati; o diretor da Dominium Consultoria Política & Governamental, Leandro Gabiati e o trainee da Concordia Public Affairs Strategies, Vitor Neves.

Egresso de Relações Internacionais e sua Aderência ao Mercado da Diplomacia Coorporativa: Reflexões e Experiências. Com o relações Institucionais no Grupo Edson Queiroz, Rafael Caetano; trainee no Vetor Brasil, Vinícius Sousa; coordenadora de iniciativas institucionais e projetos no Instituto Brasileiro da Cachaça, Lívia Camila Rodrigues e a assistente de Relações Institucionais da Brasscom, Izabella César.



Rodrigo Eneas

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital