Notícias
10/10/2018 - 15:45
UCB participa da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
O projeto Logicamente estará em um dos 112 estandes de divulgação no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília
UCB participa da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
A Universidade Católica de Brasília (UCB) participará da 15ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que é considerado o principal instrumento de política de divulgação científica e tecnológica para crianças e adolescentes no Brasil. A participação da UCB se dará por meio do projeto Logicamente, que utiliza o pensamento lógico e computacional na Educação Básica.

O projeto Logicamente estimula nas crianças e nos jovens competências empregadas na Computação e na Matemática, usando jogos eletrônicos, não eletrônicos e a ludicidade, desenvolvendo, assim, o aprendizado, a inovação e a criatividade.

O projeto realizará na SNCT oficinas práticas, atividades com robôs e robótica, palestras, mostra de pôsteres, dentre outras atividades e receberá escolas com agendas fechadas para realização das oficinas. Nesse sentido, estamos muito felizes e nossa expectativa é a melhor possível, tudo foi planejado com muito cuidado e dedicação por toda a equipe.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será realizada de 15 a 21 de outubro em todo o País, mas terá como palco principal o Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. Em 2017, o local recebeu 90 mil visitantes. O espaço abriga estandes com experimentos científicos e tecnológicos. Nas próximas semanas, a Secretaria de Educação do Distrito Federal promoverá circuitos de ciências para selecionar projetos de estudantes de escolas públicas para serem apresentados durante a SNCT.

Segundo o secretário-executivo-adjunto do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Alfonso Orlandi, a SNCT tem um papel central na estratégia de divulgação científica, porque consegue levar uma série de atividades para vários pontos espalhados pelo País, além disso, popularizar a ciência e a tecnologia é um objetivo estratégico do MCTIC. “Conseguimos fazer isso com a Semana Nacional. É contagiante ver a alegria dos meninos e meninas que visitam as feiras, ver o interesse deles pela ciência”, acrescentou.

Em 2018, a SNCT chega à 15ª edição com o tema “Ciência para a redução das desigualdades”, que está relacionado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Neste ano serão 112 miniestandes para que os estudantes apresentem os seus projetos. “Essa é uma forma concreta de estimular o interesse pela ciência”, disse a subsecretária de Educação Básica do Distrito Federal, Luciana da Silva Oliveira.

A Semana

Realizada nacionalmente desde 2004, a SNCT é coordenada pelo MCTIC e conta com a colaboração de empresas e órgãos públicos, escolas, fundações de apoio, institutos de pesquisa, museus, universidades e secretarias estaduais e municipais. No ano passado, foi registrado o recorde de municípios participantes: 1.311. Durante o evento, 1.106 instituições desenvolveram mais de 104 mil atividades em todo o território brasileiro.

O projeto

Uma iniciativa dos cursos de Computação e Tecnologia da Informação (TI), da Universidade Católica de Brasília (UCB), o Logicamente iniciou suas atividades em 2017 e conta com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF). Além de professores que acompanham todo o processo de pesquisa, o Logicamente é composto por estudantes bolsistas, que têm a função de criar jogos interativos e novas técnicas de ensino e aprendizagem usando o raciocínio lógico-matemático.

Pesquisas comprovam que jovens programadores têm suas habilidades de solução de problemas, comunicação, planejamento e estruturação de projetos potencializadas. “São conhecimentos importantes para qualquer pessoa, independente de idade, experiência ou atuação. Por meio de atividades com jogos educativos computadorizados, o projeto motiva os estudantes na busca do conhecimento e, ainda, a trabalharem de forma cooperativa uns com os outros”, explicou a professora dos cursos de Computação da UCB e coordenadora do projeto, Graziela Guarda.

A professora Graziela Guarda elaborou um artigo científico demonstrando que 90% dos estudantes que participaram das atividades no ano de 2017 obtiveram melhora de rendimentos na área de Exatas. “Esse projeto é o meu coração. Eu sempre quis desenvolver essas técnicas de aprendizado e, com o apoio da Universidade e da FAP/DF, estou podendo concretizar. Estamos em uma fase inicial de trabalho, mas já somos considerados case de sucesso pela Sociedade Brasileira de Computação, que nos pediu mais informações sobre o projeto e nossa metodologia. Quem sabe um dia possa virar uma matéria obrigatória ou uma política pública de ensino-aprendizagem”, disse a professora Graziela.

Equipe:

Graziela Ferreira Guarda − Coordenadora do Projeto (cursos de TI)
Edson Francisco da Fonseca − Professor Apoio (cursos de TI)
Wesley Ferreira Lopes − Professor Apoio (curso de Matemática)
Wesley Walcacer Tschiedel − Professor Apoio (cursos de TI)

Bolsistas:

Aline Gomes de Brito − Ciências da Computação
Adriano Victor Justino Siqueira − Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Caroline do Santos Gonçalves − Engenharia Civil
Daniella Santaguida Magalhães de Souza − Matemática UnB
Débora Juliane Guerra Marques da Silva − Ciências da Computação
Ítalo Rodrigues Lima − Engenharia Civil
Lídia Raquel Rocha Cunha − Engenharia Civil
Maria Luiza Ferrarini Goulart − Matemática UnB

Apoio: Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF)
Parceiro: Centro Educacional Católica de Brasília (CECB) / Arthur Campos Simões - Estudante Educação Básica medalhista em Robótica



Rodrigo Eneas

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital