Graduação / Relações Internacionais
Notícias
Relações Internacionais
30/10/2018 - 07:00
Curso de Relações Internacionais promove evento em parceria com a Embaixada da Ucrânia
O embaixador da Ucrânia, Rostyslav Tronenko, relembrou que este ano o Holomodor completa 85 anos
  • Curso de Relações Internacionais promove evento em parceria com a Embaixada da Ucrânia
  • Curso de Relações Internacionais promove evento em parceria com a Embaixada da Ucrânia
Esquerda Divulgação Direita
O curso de Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília (RI/UCB) promoveu em outubro o evento “Holodomor: 85 anos do genocídio Ucraniano”, conjuntamente com a Embaixada da Ucrânia. A atividade contou com a participação do embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostyslav Tronenko, e do professor do Departamento de História do Instituto Federal do Paraná, Dr. Anderson Prado.

O professor Anderson Prado ressaltou a fusão de palavras que compõe no nome “Holodomor”. “Holod (fome) e Mor (morte/extermínio), que significa o extermínio pela fome, ocorrido durante o regime ditatorial de Josef Stalin, nos anos de 1932 e 1933, quando foram exterminados entre 7 a 10 milhões de pessoas”, explicou.

O embaixador da Ucrânia, Rostyslav Tronenko, relembrou que este ano o Holomodor completa 85 anos. “Eventos como esse reforçam o direito à memória, relembrando que tal direito é um dos Direitos Humanos Fundamentais no âmbito das Organizações das Nações Unidas (ONU), e também, reconhecido pela legislação brasileira”. Ainda segundo o Embaixador, com o objetivo de perpetuar a memória do “Holodomor, os ucranianos realizam atos em todo o mundo, uma vez por ano, no último sábado do mês de novembro.

A coordenadora do curso de Relações Internacionais da UCB, prof.ª Dr.ª Rosana Tomazini, encerrou a atividade reforçando a necessidade de “ouvir a História, de forma a conhecer melhor as Relações Internacionais, sob distintos aspectos”.

Estiveram ainda presentes no evento a conselheira da Embaixada da Ucrânia, Yuliya Ni, o embaixador da Geórgia, David Solomonia e o conselheiro da Embaixada da Geórgia, Giorgi Sirbiladze, bem como professores e estudantes do RI/UCB.

Acompanhem todas as atividades do curso nas nossas redes sociais: Instagram (@riucb) e Facebook (@ucbrelacoesinternacionais).



Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital