Graduação / Relações Internacionais
Notícias
Relações Internacionais
30/10/2018 - 12:06
Simulação Internacional do Conselho de Direitos Humanos da ONU
A UCB participou, pela terceira vez consecutiva, do 3º Simulado em parceria com diversas Instituições de Educação Superior
  • Simulação Internacional do Conselho de Direitos Humanos da ONU
  • Simulação Internacional do Conselho de Direitos Humanos da ONU
Esquerda Divulgação Direita
 O curso de Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília (RI/UCB), conjuntamente com o seu Núcleo de Simulações Internacionais (NUCSI), participou, no dia 19 de outubro, pela terceira vez consecutiva, do 3º Simulado do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, organizado pela representação da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, em parceria com diversas Instituições de Educação Superior, entre as quais com a Universidade Católica de Brasília (UCB).

A simulação internacional foi realizada na Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Brasília, com o tema Declaração sobre Defensores de Direitos Humanos (DDH), contando com a participação de funcionários das diversas agências especializadas da ONU, de seus especialistas independentes, representações diplomáticas e organizações da sociedade civil com atuação internacional, além das diversas universidades selecionadas e inscritas.

O objetivo da atividade foi o de promover e ampliar o conhecimento sobre o Sistema Internacional de Proteção dos Direitos Humanos junto a estudantes de graduação em todo o País, e, mais especificamente, sobre a atuação dos DDH.

A iniciativa compõe as comemorações do Dia das Nações Unidas, celebrado mundialmente em 24 de outubro; dos 70 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos; e dos 20 anos da Declaração dos DDH.

O curso de Graduação em Relações Internacionais participou com estudantes representando a Delegação de Cuba, bem como presidiu a mesa de trabalhos e deu suporte às diversas delegações, por meio dos estudantes membros do NUCSI.

O docente responsável no RI/UCB pelo acompanhamento das atividades foi a Prof.ª Dr.ª Rosana Tomazini, coordenadora do curso na UCB, que relatou o comprometimento, cada vez maior, dos estudantes com as diversas agendas de direitos humanos (DH), por meio de atividades práticas como essa, e mediante as disciplinas que tratam especificamente dos temas relacionados aos DH no curso.

O Conselho de Direitos Humanos é o órgão criado pelos estados-membros das Nações Unidas, com o objetivo de reforçar a promoção e a proteção dos direitos humanos no mundo, tendo substituído a Comissão de Direitos Humanos da ONU, em 2006.




Rodrigo Eneas

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital