Notícias
06/11/2018 - 16:53
UCB recebe o III Colóquio sobre a Teoria dos Campos Conceituais
Evento internacional recebe palestrantes de renome no campo da educação no Brasil e no mundo
  • UCB recebe o III Colóquio sobre a Teoria dos Campos Conceituais
  • UCB recebe o III Colóquio sobre a Teoria dos Campos Conceituais
  • UCB recebe o III Colóquio sobre a Teoria dos Campos Conceituais
  • UCB recebe o III Colóquio sobre a Teoria dos Campos Conceituais
  • UCB recebe o III Colóquio sobre a Teoria dos Campos Conceituais
Esquerda Fotos: Sérgio Kremer Direita
A Universidade Católica de Brasília (UCB) recebe, nos próximos quatro dias, o III Colóquio Internacional sobre a Teoria dos Campos Conceituais. O evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UCB, em parceria com o Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia da Pesquisa e Ação (GEEMPA) e apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Participaram da cerimônia de abertura, o assessor da Reitoria, Prof. Dr. Ir. Lúcio Dantas; a diretora da Escola de Saúde e Medicina, Prof.ª M.ª Cristine Savi Fontanive; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Prof.ª Dr.ª Maria Aparecida Penso; a professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e coordenadora do evento, Dr.ª Lêda Gonçalves de Freitas e a Dr.ª em Psicologia Cognitiva pela Universidade de Paris, Esther Pillar Grossi.

O tema do III Colóquio é “Democracia só existe se ensinamos a todos”. Essa compreensão deriva da constatação contemporânea das ciências de que todo o mundo pode aprender. “Ela passa a dar um enriquecimento grande ao conceito de democracia, isto é, uma sociedade somente passa a ser democrática quando ensina a todos”, destacou a Dr.ª Esther Grossi.

“Temos estudos que mostram que menos de 50% dos estudantes que saem do Ensino Básico, feitos em escolas pública, estão de fato alfabetizados. Portanto, temos muito trabalho a fazer para reverter esse quadro”, destacou a Dr.ª Esther Grossi.

Já a professora Lêda, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UCB, ressaltou que o colóquio tem o foco na democratização das aprendizagens. “Quando vivíamos a fase da linguagem oral não tínhamos analfabetismo. Como somos seres de criação, desenvolvemos a linguagem escrita e hoje nós temos o analfabetismo. Infelizmente, as nossas crianças vão para as escolas nas idades certas, mas não conseguem se alfabetizar. Então, nós e o GEEMPA realizamos um trabalho, muitas pesquisas, para que possamos, efetivamente, melhorar a nossa condição humana”, disse.

“É um grande lamento não termos todos os seres humanos com acesso à cultura da escrita. No nosso evento vamos discutir a dimensão da alfabetização, da Matemática, e pelo tema que percorre todos os nossos debates, que é o amor. Todos vocês sabem como o amor nos direciona na vida. Estamos aqui por amor, trabalhamos pelo amor, construímos toda uma história de alfabetização por amor”, destacou a professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Lêda Gonçalves de Freitas.

A professora Maria Aparecida Penso ressaltou a importância do evento para a formação de novos professores do Distrito Federal. “Nós, que estamos em sala de aula no dia a dia, sabemos o grande desafio que é ensinar, seja em qualquer nível de educação. Não é fácil essa relação de aprender e ensinar. Estamos sempre aprendendo e estamos sempre ensinando. Tenho certeza que esse evento será um grande sucesso, com palestras riquíssimas, o tema é muito importante e marcará a história da educação do Distrito Federal”.

Falando sobre o papel do educador, a professora Maria Aparecida Penso ressaltou a qualidade de nunca desistir. “Penso que todo educador deve ter essa qualidade consigo. Ele não pode se dar ao luxo de desistir da educação, do estudante, da sua profissão”.
“A Escola de Saúde e Medicina manifesta o seu orgulho em receber um congresso tão significativo, que trata de um dos bens mais preciosos, que é a educação. Nós sabemos o quanto as pesquisas são importantes para criar métodos, técnicas e comprovação de como nós podemos ensinar e aprender cada vez mais e melhor. É sempre bom lembrar que as pesquisas não podem ficar presas nos periódicos, nos livros e nas publicações, mas que é importante colocar em prática tudo isso que a pesquisa nos mostra. Eu sei que nesses quatro dias de encontro, vocês terão a oportunidade de discutir, de aprender, e, certamente, você levarão daqui muitas ideias, motivação para colocar tudo que aprenderam em prática, no dia a dia da educação”, destacou a diretora da Escola de Saúde e Medicina, Cristine Savi.

“Estamos em tempos difíceis no Brasil. Vivemos este ano uma mensagem totalitária e a universidade deve ser a guardiã de momentos de diversidade, de pensamentos diversos, de múltiplas expressões, e me agrada muito um evento como esse trazer múltiplas falas, múltiplas linguagens e espero que tenhamos pensamentos diversos, porque o pensamento unilateral nos leva a selvageria. Que esse evento seja verdadeiramente uma experiência de amor e é uma honra para a Universidade Católica de Brasília receber um evento desse nível”, destacou o assessor da Reitoria, Prof. Dr. Ir. Lúcio Dantas.

O III Colóquio se debruçará amplamente sobre a didática da formação inicial de professores nas universidades, bem como sobre os esforços da formação continuada de docentes, em qualquer nível de ensino.

Participantes

Participam do Colóquio o diretor emérito de pesquisa do Conselho de Pesquisa Científica da França, Gérard Vergnaud; a doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade de Paris; Esther Pillar Grossi; a Doutora em Psicologia Social e do Trabalho pela UnB e professora titular da Universidade Católica de Brasília no Programa de Pós-graduação em Psicologia, Lêda Gonçalves de Freitas; a doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade de Angers (França) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal), professora Candy Marques Laurendon e a professora da Secretaria do Estado de Educação do Distrito Federal, Nair Cristina da Silva Tuboiti.

Confira aqui a lista completa de participantes e a programação do evento.



Rodrigo Eneas

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital