Notícias
09/11/2018 - 08:00
Do TCC às livrarias
Ex-estudante da UCB lança o livro “Os Porquês da educação domiciliar no Brasil”
Do TCC às livrarias Divulgação
O ex-estudante do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Brasília e, atualmente, jornalista do Correio Braziliense, Alan Rios, lança neste sábado, 10 de novembro, o livro “Os Porquês da educação domiciliar no Brasil”. Publicado pela editora Art Letras, a obra apresenta o debate sobre o homeschooling por meio dos discursos de duas famílias, uma que apoia o método tradicional de ensino e outra que defende a educação domiciliar.

O livro é fruto do trabalho de conclusão de curso apresentado por Rios no primeiro semestre de 2018, e orientado pela professora Renata Giraldi. “Acho que todo mundo na universidade tem que pensar como seus trabalhos podem ir além da sala de aula. É muito legal fazer um trabalho bom e o professor gostar. Mas é melhor ainda fazer algo que vá acrescentar também fora da universidade”, diz.

Para Rios, grande parte da população brasileira desconhece o tema. “É algo totalmente novo para muitas pessoas”, acrescenta. Rios conta que, quando estava elaborando o TCC, entrou em contato com famílias adeptas da educação domiciliar e percebeu que tem muita gente insatisfeita com a educação no Brasil atual, às vezes pela falta de investimento do governo na área, às vezes por não concordar com o modelo escolar que foca na concorrência, como vestibulares, ou por inúmeros outros motivos. “Isso faz com que pessoas pensem em alternativas. E uma muito comum nos Estados Unidos, no Canadá e em outros países, é a educação em casa”, afirma.

Segundo Rios, no Brasil, o número de adeptos da educação domiciliar cresce cada vez mais. “Só em dois anos, a quantidade de famílias praticantes cresceu 136%. Hoje, se estima que 7,5 mil casas adotem a educação domiciliar no nosso país. E há um aceno muito grande de parlamentares em regulamentar esse modelo de ensino, por meio de uma lei que seria criada nos próximos anos. Em um debate no STF, sete juízes disseram que esse seria o melhor caminho, criando uma legislação que permita os pais educarem em casa, sob algumas regras legais que seriam definidas”, explica.

Por outro lado, Rios também afirma que muitas famílias não apoiam o modelo, pois, dificilmente, pessoas de baixa renda teriam condições de se adaptar. “São pessoas que precisam trabalhar dois ou três períodos por dia e não conseguiriam tempo nem estrutura para fazê-lo”, aponta. O livro traz, assim, diferentes argumentos com o propósito de provocar reflexão acerca do tema.

O lançamento ocorrerá a partir das 18h30, no Sebinho Cult, que fica na CLN 406, Bloco C, Asa Norte. Informações: (61) 99909-2924.




Virgílio Santos e Andressa Perez sob supervisão da professora Eliane Muniz

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital