Graduação / Relações Internacionais
Notícias
Relações Internacionais
14/11/2018 - 18:15
Embaixador do Marrocos vem à UCB para falar sobre a cooperação Sul-Sul
O evento foi organizado pelo curso de Relações Internacionais e fez parte da II Semana da Escola de Humanidades, Negócios e Direito
  • Embaixador do Marrocos vem à UCB para falar sobre a cooperação Sul-Sul
  • Embaixador do Marrocos vem à UCB para falar sobre a cooperação Sul-Sul
Esquerda Foto: Faiara Assis Direita
O curso de Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília (UCB) promoveu na manhã de hoje, 14 de novembro, mais uma manhã temática, dessa vez com o embaixador do reino do Marrocos no Brasil, senhor Nabil Adghoghi, que falou solou sobre a agenda multilateral de países do sul.

A manhã temática está incluída na II Semana da Escola de Humanidades, Negócios e Direito, que iniciou no dia 12 e segue até hoje, com várias atividades.

Segundo a coordenadora do curso de Relações Internacionais, prof.ª Dr.ª Rosana Tomazini, a conversa com a Embaixada já ocorria a alguns meses para a vinda do embaixador Adghoghi para a sua palestra aos estudantes da Universidade. “Já estávamos conversando com o embaixador do Marrocos sobre a possibilidade de cooperação, então ele se disponibilizou a vir à UCB para apresentar as relações Brasil-Marrocos e para falar um pouco mais do trabalho da Embaixada no nosso País”, explicou a professora.

De acordo com a professora Tomazini, “o Marrocos é um player atuante no cenário internacional, eles trabalham em diversas agendas, entre as quais a Conferência das Partes (COP), que trata das mudanças climáticas, o Pacto de Migração, que vai acontecer nos dias 10 e 11 de dezembro em Marrakech, no Marrocos, Tolerância Religiosa, a liderança na África, agendas de Direitos Humanos, da promoção dos Direitos das Mulheres, paz e segurança, turismo, então, eles têm uma atividade bastante diversa e pouco conhecida no Brasil e nas Relações Internacionais. Por isso, acredito que essa é uma oportunidade de dar visibilidade para outros países que não estão naquele eixo clássico que nós sempre tratamos − Europa, Ásia e Estados Unidos. Com isso, quisemos trazer mais uma relação Sul-Sul, conhecer um pouco mais outros atores relevantes das relações bilaterais Brasil”, destacou.

Estiveram presentes no evento o diretor da Escola de Humanidades, Negócios e Direito, prof. Dr. Eduardo Pires Campos Júnior; o assessor de Relações Internacionais e Institucionais da UCB, prof. Me. Creomar de Souza, além de professores do curso e de estudantes da Universidade.

O professor Creomar de Souza destacou a importância para os estudantes receber pessoas tão qualificadas no mundo das Relações Internacionais para um debate sobre o contexto atual no cenário globalizado. “Esta foi uma manhã de muito aprendizado e desenvolvimento de habilidades que são fundamentais para um profissional de Relações Internacionais: a capacidade de ouvir, de aprender, de elaborar perguntas e poder dialogar com uma figura tão importante nas Relações Internacionais como é o embaixador Nabil Adghoghi. Estas são características fundamentais para ser bem-sucedido nesse campo de trabalho”, frisou.

O diretor da Escola de Humanidades, Negócios e Direito, prof. Dr. Eduardo Pires Campos Júnior falou sobre a história do Marrocos, destacando a criação da primeira universidade do mundo, Universidade de Al-Karaouine, localizada na região de Fes. “Sugiro uma visita ao Marrocos, um país lindo, com uma cultura muito rica e milenar. Então quando soube da presença do senhor aqui na UCB, fiquei muito satisfeito e fiz questão de vir recebê-lo e prestigiar a sua palestra”, disse o professor ao embaixador Nabil Adghoghi.

A Palestra

“Gostaria de parabenizar a Universidade Católica, por meio dos seus professores e estudantes, por se interessarem no tema das Relações Internacionais, sobretudo por vivermos um período bastante conturbado, um momento onde há uma geopolítica nova que se desenha, onde há uma crítica à globalização econômica, muitas vozes criticando a globalização e também um momento de recessão democrática por conta do nacionalismo que toma conta de várias partes do mundo. São um claro recuo à importância dos valores democráticos e de Direitos Humanos”, disse o embaixador.

Falando sobre turismo, o embaixador disse que é um dos carros-chefe de seu país. “Somos uma população de 34 milhões de habitantes e recebemos, anualmente, cerca de 12 milhões de turistas, isso mostra a importância desse setor para a nossa economia. Além disso, não temos petróleo, então voltamos a nossa subsistência para a agricultura, mineração (primeiro exportador mundial de extratos de fertilizante) e também a indústria têxtil. A nossa meta hoje é colocar o Marrocos como um HUB industrial para áreas automobilísticas − somos o primeiro país africano em termos de produção −, aeronáutico e energias renováveis. Mais de 80% dos recursos que entram em nosso país são nesses três setores”, disse.

O embaixador falou ainda sobre a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2016 (COP22), que aconteceu em Marrakech, o Pacto das Migrações, que pela primeira vez os estados-membros das Nações Unidas concordaram com um Pacto Global abrangente para gerenciar melhor a migração internacional, enfrentar seus desafios, fortalecer os direitos dos migrantes e contribuir para o desenvolvimento sustentável.

O Embaixador

O embaixador do Marrocos no Brasil desde novembro de 2016, Nabil Adghoghi, foi o diretor-geral no Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação (Marrocos); foi encarregado em várias missões relacionadas ao tema da segurança regional, luta contra o terrorismo, a migração e foi também o representante do Reino do Marrocos na União do Mediterrâneo e diretor da União Europeia na Chancelaria Marroquina. Ele é diplomata de carreira e executou funções nas embaixadas do Reino do Marrocos na França, Brasil e junto à União Europeia, em Bruxelas (Bélgica).



Rodrigo Eneas

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital