Notícias
03/12/2018 - 13:40
Seleção de futsal feminina retorna à UCB para apresentar troféu
A seleção brasileira sub-20 de futsal esteve na Universidade, que foi palco dos treinamentos antes do campeonato Sul-Americano
  • Seleção de futsal feminina retorna à UCB para apresentar troféu
  • Seleção de futsal feminina retorna à UCB para apresentar troféu
Esquerda Foto: Faiara Assis Direita
A seleção brasileira sub-20 de Futsal Feminino conquistou, em outubro, o título do Sul-Americano Sub-20 da categoria. O troféu veio com a vitória na final diante do Paraguai, com um placar de 8 a 1. Após a conquista, as atletas vieram até a Universidade Católica de Brasília (UCB), palco dos treinamentos antes da competição, para apresentar o troféu e as medalhas à Reitoria da Universidade.

Estiveram presentes no ato, além das atletas e integrantes da comissão técnica, o Magnífico Reitor, Prof. Dr. Ir. Jardelino Menegat; o pró-reitor Acadêmico, Prof. Dr. Daniel Rey de Carvalho; o pró-reitor de Administração, Prof. Me. Júlio César Lindemann; a diretora da Escola de Saúde e Medicina, Prof. Ma. Cristine Savi Fontanive; o coordenador do curso de Educação Física, Prof. Dr. Rafael Sotero e a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Prof.ª. Drª. Gislane Ferreira de Melo.

No início de outubro, a seleção brasileira sub-20 participou da 3ª Clínica de Futsal Feminino. A ação, fruto de parceria do Ministério do Esporte com a Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), promoveu treinamentos para as jogadoras da seleção brasileira, e, ao mesmo tempo, ofereceu cursos, palestras e oficinas gratuitas para profissionais da área, com a participação da comissão técnica da equipe nacional. Nessa edição da Clínica, as atletas do Brasil puderam utilizar os modernos equipamentos do LAFIT (Laboratório de Avaliação Física e Treinamento) da UCB.

Para Márcio Coelho, treinador da seleção sub-20 e auxiliar técnico da seleção adulta, uma preparação como a proporcionada pela Clínica é muito importante, em vários aspectos. “Primeiro, por poder ficar esse tempo com o grupo. A gente tem uma metodologia de trabalho, um modelo de jogo que já está implantado, nas seleções sub-20 e na adulta, onde eu e o (Wilson) Sabóia trabalhamos juntos. E com esses treinos a gente consegue trabalhar muito em cima disso”, comentou.

Participam da 3ª Clínica mais de 200 inscritos, de diferentes estados, como São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Amazonas e Brasília. Outras duas edições da Clínica de Futsal Feminino já foram realizadas desde o ano passado. Em novembro de 2017 (foto), no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro (RJ), as meninas do Brasil passaram por uma semana de treinos preparatórios para a Copa América do Uruguai e participaram de ações direcionadas ao público em geral, a professores e a alunos da rede pública de ensino. Na época, a seleção sagrou-se campeã da Copa América. Em março de 2018, a Clínica ocorreu nas estruturas da Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF), no Rio Grande do Sul, e terminou com o amistoso entre Brasil e Paraguai.

O pró-reitor de Administração, prof. Júlio Cesar Lindemann, fez um convite à Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) para que a Universidade seja a sede fixa de treinamentos da seleção. “A seleção poderia escolher a UCB como sede. Queremos estreitar a nossa parceria porque esporte e educação caminham juntos. Queremos atender a todos, das pessoas de nossa comunidade, e nos orgulharia muito em receber a seleção em nossas instalações”, disse.



Rodrigo Eneas

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital