Notícias
17/12/2018 - 13:22
UCB apoia construção de novo parque em Taguatinga
Estrutura será construída no Pistão Sul, ao lado da Universidade
UCB apoia construção de novo parque em Taguatinga Foto: Faiara Assis
Espaços de convivência, pista de caminhada, parque infantil e Pontos de Encontro Comunitário (PECs). Essas são algumas das áreas previstas no projeto Parque Universitário, que será construído junto à Universidade Católica de Brasília (UCB) para levar mais lazer e qualidade de vida a toda população de Taguatinga e região. O assunto foi pauta do encontro de representantes da União Brasileira de Educação Católica (UBEC), mantenedora da Universidade Católica de Brasília, com o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, no Palácio do Buriti, no mês passado.

O Pe. José Romualdo Degasperi, novo conselheiro-presidente da UBEC, e o diretor-executivo estratégico da UBEC, Márcio Pereira Dias, dialogaram com Rollemberg sobre o projeto. O encontro também contou com a presença do diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Márcio Buzar, a administradora de Taguatinga, Karolyne Guimarães, o subsecretário de Cidades, Marlon Costa e Jamil Lessa.

“Nós passamos a ser uma sociedade extremamente urbana, e isso significa que as cidades precisam estar preparadas para poder ter espaços de convivência, para o cuidado do próprio corpo, então esse parque vem beneficiar todas essas dimensões que a sociedade precisa, pois estamos envoltos em prédios, em rodovias e as cidades não foram preparadas para terem parques. Então, nada mais louvável a iniciativa da Universidade Católica de Brasília, junto a sua mantenedora, a UBEC, o Governo do Distrito Federal, o Ministério Público, a Administração de Taguatinga, a Terracap e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), de pensarem efetivamente alternativas onde ainda é possível viabilizar espaços como o futuro parque”, destacou o Magnífico Reitor da UCB, Prof. Dr. Ir. Jardelino Menegat.

“Temos um plano em ação para a construção de uma Cidade Universitária, onde a UBEC pretende atender alunos, colaboradores e toda população de Taguatinga e região. É um projeto audacioso, inovador nessa região do Brasil e disruptivo, que vai levar qualidade de vida e facilidades do dia a dia para quem estuda ou está próximo à Universidade”, declarou Márcio Pereira Dias.

A Cidade Universitária prevê oferecer à comunidade interna e externa uma capela, clínicas de saúde, serviços públicos e bancários e um mall, com estrutura completa e uma ampla variedade de serviços, que incluem praça de alimentação, academia, cinema e outros serviços.

“O parque é o início do projeto maior que será a Cidade Universitária, algo que ainda não existe no Brasil, mas nos moldes das que existem nos Estados Unidos. Nós temos uma área privilegiada e o nosso plano é que o estudante entre no espaço universitário onde ele vai ter a possibilidade de estudo, a prática de atividade física, lazer, opções culturais, moradias universitárias, bancos, comércio variado, tudo voltado ao atendimento da comunidade acadêmica. A Universidade vai se tornar um centro de convivência de experiência única”, frisou o Ir. Jardelino.

Assim que o decreto de cessão do terreno for publicado no Diário Oficial do Distrito Federal, as obras terão início. “Já temos o estudo de viabilidade e o projeto urbanístico prontos, então nos falta apenas a liberação oficial do terreno para que possamos começar as obras”.

O Parque

A unidade será criada no Pistão Sul, em frente ao Câmpus da Universidade Católica de Brasília e terá 76 mil metros quadrados, dos quais 61 mil metros são área pública do GDF. A Universidade vai investir mais de R$ 2 milhões na implantação de equipamentos, como Ponto de Encontro Comunitário (PEC), Pista de Cooper, ciclovia, parquinho infantil, entre outros. Também se encarregará da manutenção, segurança e limpeza do espaço, com um desembolso estimado de R$ 600 mil por ano.

A implantação do Parque dialoga com o projeto Cidade Universitária, uma iniciativa pioneira na região Centro-Oeste e inspirada nas maiores instituições educacionais do mundo, como Havard e Stanford.



Rodrigo Eneas

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital