Notícias
31/01/2019 - 17:55
UCB realiza primeiro Encontro de Comunidades Religiosas do Distrito Federal
Evento reuniu gestores, docentes e religiosos de diversas congregações para refletir sobre o mercado de trabalho e a vida consagrada.
  • UCB realiza primeiro Encontro de Comunidades Religiosas do Distrito Federal
  • UCB realiza primeiro Encontro de Comunidades Religiosas do Distrito Federal
  • UCB realiza primeiro Encontro de Comunidades Religiosas do Distrito Federal
  • UCB realiza primeiro Encontro de Comunidades Religiosas do Distrito Federal
  • UCB realiza primeiro Encontro de Comunidades Religiosas do Distrito Federal
Esquerda Faiara Assis Direita
 A Universidade Católica de Brasília (UCB) realizou, nesta quarta-feira (30), o primeiro Encontro de Superiores e Dirigentes de Comunidades Religiosas do Distrito Federal. O evento trouxe como tema os “Desafios e Perspectivas na Formação Continuada dos Religiosos”, provocando a troca de experiências sobre o mercado de trabalho e a vida consagrada.

O encontro, que reuniu gestores, docentes e religiosos de diversas congregações do Distrito Federal, também foi uma oportunidade para apresentar aos participantes o portfólio de cursos da Universidade.

O Magnífico Reitor da UCB, Prof. Dr. Ir. Jardelino Menegat; o pró-reitor Acadêmico, prof. Dr. Daniel Rey de Carvalho; o pró-reitor de Administração, prof. Júlio César Lindemann; e o assessor da Reitoria, prof. Dr. Ir. Lúcio Gomes Dantas, abriram o evento. “A intenção deste encontro é refletir e, principalmente, expressar o desejo da UCB de colaborar com a formação dos religiosos e religiosas. Essa discussão nos ajudará a dar importância a essa temática e a transformar a Universidade em um espaço catalisador e irradiador de formação dos religiosos”, explicou o Ir. Jardelino.

Ainda na abertura, o Magnífico Reitor destacou a necessidade de investir na capacitação dos religiosos. “A formação continuada para religiosos precisa estar em constante processo de transformação. É preciso transformar os religiosos para o mundo, que é cada vez mais móvel e flexível”.

“Transformar a dificuldade em oportunidade de aprender”

Essa é uma das provocações que a prof.ª Me. Tatiana da Silva Portella ressaltou no diálogo “Desafios e Perspectivas na Formação Continuada dos Religiosos”, que também contou com a participação do presidente da UBEC - União Brasileira de Educação Católica, Pe. Me. José Romualdo Degasperi e do prof. Dr. Alexandre Schirmer Kieling.

Durante o diálogo, Tatiane frisou a necessidade de buscar o aperfeiçoamento contínuo e defendeu o uso da tecnologia, inovação e de ideias disruptivas para atuar de forma assertiva no mercado de trabalho.

“Hoje é impossível não pensar em formação continuada. A velocidade das mudanças e das transformações exigem que nós estejamos sempre antenados, pensando e olhando para frente, assim como também sempre voltando e olhando para sua capacitação”, comenta a professora.

Ao refletir sobre os desafios da formação profissional para o religioso, o presidente da UBEC afirma que é preciso encontrar um equilíbrio entre a vida religiosa e a carreira profissional. Ele também destaca a presença do religioso no ambiente de trabalho: “um profissional performado pelos valores de altruísmo e gratuidade faz a diferença e transforma ambientes, estruturas e o modo de ser e fazer”, conclui.

O prof. Dr. Alexandre Schirmer Kieling explica que é necessário manter um pensamento crítico e desenvolver uma reflexão criativa e inovadora. “Há novas maneiras de interagir e compreender a realidade. Os religiosos são formadores de opinião, líderes. Daí a importância da formação continuada para esse perfil de liderança”, salienta.

“Momento significativo e especial.” Essa é a definição do Frei Layon Rogers, que participou do evento. Ele afirma que a iniciativa da Católica trará bons frutos no futuro e conta que, na UCB, encontrou “um ambiente de universalidade e saber. ”

Comunicação UBEC - Carol Lira

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital