Notícias
11/03/2019 - 11:16
Estudantes da UCB participam da Assembleia da Juventude
As duas estudantes da UCB foram selecionadas, junto a outros brasileiros, para participar, em Nova York, dos debates sobre o empoderamento juvenil para o desenvolvimento global
Estudantes da UCB participam da Assembleia da Juventude
No mês de fevereiro, duas estudantes da Universidade Católica de Brasília (UCB) embarcaram para Nova York (Estados Unidos), junto a outros brasileiros, para participar da Assembleia da Juventude, que discutiu sobre o empoderamento da juventude para o desenvolvimento global. Tainá Pinheiro (Biomedicina) e Dominick Messias (Direito) foram selecionadas e debateram os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (OSD), proposto em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU), que devem ser alcançados até 2030.

Cada uma das participantes escolheu um dos temas dos ODS que pretende debater mais a fundo. No caso de Tainá Pinheiro foi Saúde e Bem-Estar. Estudante de biomedicina, Tainá ressaltou o modelo do Sistema Único de Saúde (SUS). “Apesar de aqui estar longe de ser perfeito, temos um sistema público, o que não existe na maioria dos países”.

“Como jovens, também podemos ser agentes de mudança que buscam o desenvolvimento sustentável e o bem comum. Por isso, nos reunimos na Youth Assembly para debater e avaliar os ODS e ter uma visão global dos alcances já conquistados e do que ainda temos que mudar. Tive a oportunidade de discutir assuntos desde a atenção à saúde até a igualdade de gênero. Participamos de muitas palestras e painéis que nos encorajaram a tomarmos atitudes, como projetos e movimentos afins às áreas de cada um”, disse Tainá Pinheiro.

Já Dominick Messias abordou o tema “Paz, Justiça e Instituições Eficazes”. Segundo ela, o objetivo do debate foi dar voz a quem é esquecido. “É preciso falar sobre desigualdade e direitos humanos, lembrando que ninguém pode ser esquecido. Em Brasília, por exemplo, vemos que quem mora nas cidades do entorno nem sempre tem voz e não consegue o acesso à justiça. Nosso país é acolhedor. Se nós recebemos bem quem vem de fora, também precisamos abraçar quem é daqui”, destacou.

Assembleia da Juventude

Esta foi a 23ª edição da Youth Assembly (Assembleia da Juventude), organizada pela Friendship Ambassadors Foundation (Fundação de Embaixadores da Amizade), em parceria com a ONU. Durante os três dias de conferência, jovens do mundo inteiro discutiram desafios globais e fizeram propostas a problemas variados. Entre os objetivos do programa esteve o empoderamento da juventude por meio da educação, liderança, desenvolvimento e programas de intercâmbio cultural.



Rodrigo Eneas

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital