Notícias
13/03/2019 - 11:13
Programa de Iniciação Científica abre vagas
O programa é voltado para o estudante de graduação privilegiando a participação ativa em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica
Programa de Iniciação Científica abre vagas Divulgação
 O Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica está com edital aberto divulgando a chamada para a apresentação de propostas de bolsas de Iniciação Científica. O Programa visa apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica em todas as áreas do conhecimento.

“O programa é voltado para o estudante de graduação, servindo de incentivo à formação, privilegiando a participação ativa de bons estudantes em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada, individual e continuada. O projeto culmina com um trabalho final avaliado, fornecendo retorno imediato ao bolsista, com vistas à continuidade de sua formação, de modo particular na Pós-Graduação”, destaca um dos trechos do edital de convocação.

O objetivo do edital é propiciar aos estudantes condições para o desenvolvimento de atividades de iniciação científica e tecnológica que possibilitem o domínio de processos e métodos gerais e específicos de investigação, análise e atuação da área de conhecimento acadêmico-profissional.

As bolsas constituem em desconto na mensalidade do estudante, no valor de R$ 400,00. Serão disponibilizadas 66 cotas de bolsas de Iniciação Científica. O período de vigência do edital é de 12 meses, de 01/04/2019 a 31/03/2020. Poderão ser beneficiados com a bolsa de Iniciação Científica os estudantes de todos os cursos de graduação que estejam cursando a partir do segundo semestre, inclusive os estudantes que possuírem o benefício FIES parcial.

No caminho da excelência

A Iniciação Científica (IC) é uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por estudantes ainda na graduação em diversas universidades brasileiras. Para participar, não é necessário possuir experiência em trabalhos ligados à pesquisa científica, pois se trata de uma iniciação sob o acompanhamento de um professor-orientador.

A experiência de desenvolver um projeto em um grupo de estudo dentro da Universidade é um diferencial para o estudante, que desenvolve habilidades para resoluções estratégicas de problemas, e para a Universidade, que atua na construção e desenvolvimento do conhecimento. A UCB possui uma área específica voltada à pesquisa: a Coordenação de Iniciação Científica, vinculada à Coordenação-Geral de Desenvolvimento e Inovação (CGDI).

Veja aqui todos os editais de iniciação científica e tecnológica.



Rodrigo Eneas

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital