Notícias
21/03/2019 - 08:00
Serviço gratuito de transporte da UCB se expande e chega à Ceilândia
O sucesso do serviço é visível para quem chega à estação Águas Claras e se depara com uma fila de estudantes que dá voltas pela estação
Serviço gratuito de transporte da UCB se expande e chega à Ceilândia Divulgação
Os debates sobre mobilidade estão na ordem do dia das principais metrópoles mundiais. Cada vez mais sufocadas, em todos os sentidos, com o excesso de veículos, as grandes cidades estão se voltando, cada vez mais, para meios alternativos de transporte. A Universidade Católica de Brasília (UCB), instituição que recebe milhares de pessoas por dia, se preocupa cada vez mais com este grande fluxo de chegada e saída de estudantes, professores e colaboradores aos seus Câmpus.

Um estudo sobre o investimento em transporte no Brasil mostra que há oito vezes mais incentivos do dinheiro público usados para incentivar o transporte individual, que é o carro, do que com o transporte coletivo, público. Na contramão disso, e como uma forma de tentar desafogar o trânsito, e ao mesmo tempo trazer conforto, segurança e comodidade aos seus estudantes, a Universidade Católica oferece, desde 2018, um serviço gratuito de transporte integrado entre as estações do metrô de Águas Claras e Taguatinga Sul ao Câmpus Taguatinga. Para acessar o ônibus, basta o estudante apresentar a carteirinha de identificação da UCB.

O sucesso desse serviço é visível para quem chega à estação Águas Claras entre 7h e 8h da manhã, com a formação de uma fila de estudantes que dá voltas pela estação. Com capacidade para 44 passageiros, o ônibus sai da estação Águas Claras, por volta das 7h20, fazendo o trajeto até a estação Taguatinga Sul, chegando, na sequencia, à UCB.

A segunda viagem, com o mesmo itinerário, está programada para sair da estação por volta das 8h20. O retorno está programado para as 11h20 e as 12h30, saindo das imediações do Bloco S, fazendo o trajeto inverso (estações Taguatinga Sul e Águas Claras). O ônibus faz ainda as mesmas viagens às 17h40 e às 18h40 (Águas Claras/UCB) e às 22h (Bloco S/estação Águas Claras).

“O serviço de transporte oferecido pela UCB é a forma que encontramos para facilitar a mobilidade de nossos estudantes no trajeto metrô UCB. À noite, além da mobilidade, é uma questão de cuidado com a segurança”, disse o Pró-Reitor de Administração da UCB, prof. Me. Júlio César Lindemann.

Para os estudantes, a Universidade inova em proporcionar uma linha de transporte gratuita. Segundo a estudante Rayane Campeche, a ideia é muito interessante e sugeriu mais horários. “É fantástico isso que a UCB está nos proporcionando! Eu acrescentaria mais horários para o transporte. Parabéns, UCB!”, frisou.

Já o estudante Mateus Marques ressaltou a dificuldade dos estudantes com o passe estudantil e como o ônibus da UCB ajuda muitos outros como ele. “Esse transporte nos ajuda e muito, pois os meus passes estudantis sempre se esgotam antes do final do mês e eu tenho dificuldades de comparecer às aulas por conta disso. Agora, não teremos mais esses problemas”, destacou.

A grande novidade para 2019 é a chegada do ônibus da UCB ao Câmpus Ceilândia. O itinerário é entre a estação Ceilândia Centro (18h30) até o Câmpus. A volta está programada para as 22h, partindo do Câmpus, passando pelas estações Ceilândia (Final) e Ceilândia Centro.

*Segundo determinação dos órgãos de controle e fiscalização, o transporte não pode parar em nenhuma parada de ônibus ou local que não seja a UCB e as estações citadas na matéria.



Rodrigo Eneas

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital