Notícias
11/04/2019 - 16:14
Universidade Católica recebe estudantes do CEM 3 de Taguatinga
Professores da UCB promovem para estudantes um momento de aprendizagem e troca de experiências com oficina de Botânica no Câmpus Taguatinga
Universidade Católica recebe estudantes do CEM 3 de Taguatinga Faiara Assis
Com o objetivo de promover conhecimento na prática, a Universidade Católica de Brasília (UCB), por meio do Museu Itinerante de História Natural, realizou, no dia 3 de abril, oficinas de Botânica para 80 estudantes do Centro de Ensino Médio (CEM) 3 de Taguatinga. Sob supervisão do Prof. Dr. Luciano Milhomens, coordenador do Horto Botânico, e dos técnicos dos laboratórios de botânica e biodiversidade aquática, o encontro envolveu visita nos laboratórios do Bloco M, nas salas M311 e M330, e no Horto Botânico da Universidade.

De acordo com a Profa. Dra. Morgana Bruno, do curso de Ciências Biológicas e coordenadora do Museu Itinerante de História Natural, essa atividade é uma das oficinas realizadas pelo projeto da FAP, que busca a aproximação entre a Universidade e a comunidade. “O projeto é voltado exclusivamente para professores e alunos do ensino médio. Nós agimos como divulgadores de ciência através de palestras, oficinas e produção de material didático; muitos dos alunos que participaram de nossas oficinas e exposições em anos anteriores se tornaram alunos da UCB, inclusive bolsistas desse projeto da FAP, e autores de livros e cartilhas que foram produzidos no projeto.

Para o Prof. Dr. Luciano Milhomens, o momento não é apenas de ensinar, mas principalmente de partilhar com os alunos o conhecimento que envolve a Biologia e a Botânica. “Esse momento possibilita que os estudantes conheçam na prática diferentes tipos de folhas e plantas, entendendo durante a visita a ligação que as plantas têm com as variáveis do meio ambiente com a gente, uma oportunidade que eles têm de trabalhar no microscópio observando com detalhe os estômatos, que são as estruturas anatômicas das folhas”, explicou o professor Luciano.

Segundo Eduardo da Silva, estudante do 2º ano do ensino médio, essa é uma excelente oportunidade que a Universidade e a escola promoveram para que o conhecimento adquirido em sala de aula possa ser colocado em prática. “O que aprendemos em sala na teoria se complementa bastante com essas atividades práticas, o professor exemplifica muito bem e contextualiza com exatidão as diversidades da Biologia e da Botânica”, disse o professor.

Clique aqui e conheça mais as atividades do Museu Itinerante de História Natural.

Faiara Assis

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital