Notícias
09/04/2019 - 09:03
UCB recebe professor da Escola de Comunicação e Artes da USP
Com o tema “Iconomia", o professor Gilson Schwart da USP ministrou palestra propondo conceito que muda a abordagem na forma de produzir, gerir e consumir bens em um mundo tecnológico
  • UCB recebe professor da Escola de Comunicação e Artes da USP
  • UCB recebe professor da Escola de Comunicação e Artes da USP
  • UCB recebe professor da Escola de Comunicação e Artes da USP
Esquerda Faiara Assis Direita
 A Universidade Católica de Brasília (UCB) recebeu nos dias 6 e 8 de abril o economista, jornalista e professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) Gilson Schwartz, que ministrou palestra sobre os temas “Iconomia: campo, método e práticas de pesquisa” e "Iconomia: Por uma Crítica da Economia Política da Globalização Assimétrica" para professores, diretores de Escolas, estudantes da graduação, pós-graduação e pesquisadores. O evento teve apoio dos cursos de Comunicação Social e do Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa da UCB.

O professor Gilson Schwartz falou sobre sua carreia como economista, jornalista e sobre suas pesquisas em relação à Economia como informação digital, criando em 2006, o termo “Iconomia”, que remete à boa gestão dos ícones, dos símbolos, das imagens. Para o professor Gilson Schwartz, no campo da “Iconomia” a gestão e o valor das coisas é definida por qualquer coisa intangível, que é o código imaterial, real e simbólico ao mesmo tempo; essa é a “Iconomia”, que transforma nosso modo de pensar e sentir, se parece a um jogo”, explica Schwartz.

Com base no aumento significativo do fluxo de imagens e dados proporcionado pelas tecnologias da informação e a Internet, é fácil perceber como esse campo é promissor não apenas para a produção de bens materiais tangíveis e bens simbólicos intangíveis, mas também para a circulação de moedas criativas no mercado real e virtual. Esse campo, observou Gilson Schwartz, “é um sistema plural e de múltiplas perspectivas”, exigindo um olhar amplo dos seus profissionais para as diferentes realidades do mercado e dos consumidores nas sociedades contemporâneas. Ele acredita, contudo, que “há muitas possibilidades de futuro no Brasil, porque temos no País, além de muitos recursos naturais, uma diversidade étnica que, dentro dessa visão multiperspectivista, é muito importante. É saber ver a perspectiva do outro”, explica o professor Gilson.

Para o Prof. Dr. Rafael Castanheira, o conceito de “Iconomia” encontra forte ressonância na prática profissional dos alunos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Design. “Esse conceito gira em torno de uma nova forma de produção e gestão de bens e negócios que envolve a criação e o manejo de ícones, imagens, ou seja, passa pela produção e gestão de códigos visuais com os quais estamos diariamente em contato, sobretudo através das mídias eletrônicas, como as telas de celulares e computadores. É um conceito importante para estudantes de Comunicação que vão atuar em mercados e indústrias criativas cada vez mais influenciadas pelas tecnologias da informação ligadas ao ato do visível como estímulo ao conhecimento e também ao consumo”, disse o professor Rafael Castanheira.



Comunicação UCB

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital