Notícias
27/02/2011 - 21:19
Professores e alunos contam suas experiências para os calouros da comunicação
No segundo dia da Acolhida, foi a vez de ouvir conselhos e conhecer os laboratórios do curso
Professores e alunos contam suas experiências para os calouros da comunicação Chico Ferreira
Escolher um curso não é fácil. As incertezas quanto à profissão acompanham o aluno e, às vezes, inquietam não somente as mentes de quem está ingressando na universidade como também dos que já estão há mais tempo. Remuneração, pressão familiar e realização profissional são apenas alguns dos fatores que colaboram paras as inúmeras aflições dos alunos. Com o objetivo de esclarecer essas questões e confortar os calouros, a direção do Curso de Comunicação Social promoveu, durante dois dias, de manhã e à noite, a Acolhida aos Calouros.

Além de ter proporcionado o esclarecimento das dúvidas dos novos alunos, a recepção promoveu também uma aproximação com os ambientes do curso. Na quarta-feira, 23, antes da visitação aos laboratórios, os alunos foram para o Auditório do Bloco K e tiveram a oportunidade de ouvir experiências de alunos e conselhos dos professores.

Professor e ex-aluno da UCB, Alex Vidigal contou aos alunos sua relação com o audiovisual e os trabalhos que desenvolveu quando era aluno. Além disso, foi exibido o seu curta-metragem, O Filho do Vizinho, premiado com a melhor direção de arte na 43ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Karina Gomes Barbosa, também professora do curso, falou da importância que um jornalista tem, “pois ele colhe a informação do mundo e traduz para as pessoas.” Apresentou aos alunos o Artefato, jornal-laboratório do Curso de Comunicação Social, e a OPN (Oficina de Produção de Notícias) e ressaltou a importância da participação em cada um deles.

O professor Ronaldo Carvalho aconselhou os alunos a se relacionarem com as pessoas certas. Fazendo uma analogia com a vela e a âncora, ele explicou que “o vela é aquele que te empurra pra frente e o âncora, te segura e joga para baixo.”

Troca de experiências

Depois dos professores, foi a vez de os alunos falarem sobre o curso. Akemi Akaoka, aluna de publicidade, falou sobre algumas áreas de atuação em que um publicitário pode trabalhar e os tipos de agência de publicidade. Bruna Carolli, aluna de jornalismo, contou suas experiências na UCB. Disse ter vivido a universidade desde o início, o que permitiu que conhecesse inúmeras coisas e ter se identificado com a produção audiovisual. Recentemente, conseguiu, por meio do FAC (Fundo de Apoio à Cultura), recursos para realizar seu curta, Sonhando passarinhos, que foi exibido para os calouros.

Terminada a apresentação no auditório, os alunos puderam conhecer três ambientes do curso: o estúdio fotográfico, o CRTV e a Matriz. Filipe Rocha, calouro de jornalismo, aprovou a ideia da acolhida. “Foi interessante porque os alunos puderam ver se é isso mesmo que querem e já começar a ver a prática”. Marcos Oliveira, também de jornalismo, espera obter sucesso com o curso. “Espero que através do curso eu consiga ser um bom profissional na área e ser feliz”.

Mariana de Ávila, da OPN

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Campus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A - CEP: 70330-710 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3226-8210
Quem faz? Moringa Digital