Notícias
06/10/2011 - 12:07
Ciência sem Fronteiras
Palestra tira dúvidas dos estudantes sobre o programa de bolsas nos EUA.
Ciência sem Fronteiras Rayssa Oliveira
O Reitor da Universidade Católica de Brasília, prof. Cícero Gontijo, e o Pró Reitor de Graduação, Mozart Foschete da Silva, juntamente com professores, diretores de cursos e organizadores, ofereceram na manhã desta quarta (05/10) uma palestra para a exposição do programa de bolsas Ciência sem Fronteiras, do governo federal. Nele são oferecidas 70 mil bolsas de estudo nos EUA com ida prevista para fevereiro e março de 2012.

O projeto atende 16 cursos de graduação e oferece, aos alunos que possuem excelência acadêmica, a oportunidade de cursarem períodos de 6 a 12 meses em universidades americanas conveniadas com a CAPES. O governo cobrirá todos os custos dos estudantes. Na primeira chamada já foram selecionados 73 alunos da UCB.

Um dos itens obrigatórios para os estudantes conquistarem a bolsa é a fluência no inglês. “Os alunos não tem bom nível de inglês e desistem dessa grande oportunidade acadêmica. O governo precisa investir na formação em línguas dos estudantes ainda no ensino fundamental para quando chegarem à universidade não perderem uma oportunidade como essa”, afirmou o Prof. Mozart. Buscando resolver essa questão, a Católica vai investir nos alunos. O Centro de Línguas da UCB abrirá turmas preparatórias para o exame TOFEL (prova que testa o nível de inglês dos candidatos, que exige pontuação mínima de 79). As aulas começarão em breve, com o custo de R$50 por mês.

A seleção dos estudantes será feita pela própria Católica, mesmo que alguns alunos não cumpram todos os requisitos impostos pela CAPES o sistema priorizará o idioma. “Basicamente, o nosso critério de seleção será a nota do TOFEL. O importante para nós é que o aluno tenha bom nível de inglês, seremos muito mais flexíveis quanto aos outros critérios de excelência acadêmica”, explicou Prof. Wilson Almeida, diretor da Assessoria de Relações Interinstitucionais.

Os estudantes que se interessam pelas bolsas, devem levar a ficha de inscrição preenchida e a documentação exigida na Assessoria de Relações Interinstitucionais e, se necessário, procurar o Centro de Línguas Católica (CLC) ( campus I bloco K sala 111) para efetuar a inscrição no curso.

As inscrições para a segunda chamada do programa, com embarque em março de 2012, já estão abertas e vão até dia 21 de outubro.

Mais informações: (61) 3356 9795/9309

Rayssa Oliveira

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital