Notícias
18/10/2011 - 09:37
A conversa como fator chave
Dissertação de egresso do MGCTI ganhou o III Prêmio Candango de Pesquisa em Gerenciamento de Projetos.
  • A conversa como fator chave
  • A conversa como fator chave
Esquerda Divulgação Direita
Eron Campos Saraiva de Andrade, egresso do Mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação (MGCTI) da Universidade Católica de Brasília, recebeu o prêmio de melhor trabalho acadêmico no III Prêmio Candango de Pesquisa em Gerenciamento de Projetos, promovido pelo Project Management Institute – PMI. Eron recebeu o prêmio e ministrou uma palestra sobre o trabalho “Conversas - o fator chave para o gerenciamento de projeto” no último dia 6 de outubro, no Royal Tulip Brasília Alvorada, junto com o seu orientador Prof. Gentil José de Lucena Filho.

Na Gestão de Projetos (GP), Eron sempre se interessou pelo trabalho de integração das pessoas, dos processos e das diversas áreas de conhecimento em GP . Assim, por anos, esse foi o seu foco. “Percebi, na literatura de GP, que várias pesquisas apontavam o problema de uma má comunicação como a principal causa de fracasso do gerenciamento de projetos e o Prof. Gentil me apresentou distinções que antes desconhecia”. Ele então compreendeu que ferramentas, metodologias e artefatos são importantes, mas muito mais importante é perceber e compreender que a comunicação se dá, fundamentalmente, por meio das conversas. Com o tema definido “Conversas: o fator chave para o gerenciamento do projeto” ele fez uma abordagem a luz das competências conversacionais e, para isso, verificou, por meio de uma pesquisa de campo, que 70% dos gerentes de projeto possuem lacunas de competências de grau mediano, alto ou muito alto. “Precisamos, assim, aprender a conversar, desenvolvendo ou adquirindo competências conversacionais. O problema na deficiência da comunicação interpessoal só terá solução no desenvolvimento dessas competências, esse é o ponto”, explica Eron.

Conquistar o primeiro lugar em um prêmio que valoriza a pesquisa em GP foi muito importante para Eron e, para ele, o diferencial que conquistou o primeiro lugar foi o aporte tecnológico incluído no trabalho. “Na dissertação construí um aplicativo de banco de dados em Access para tratamento dos dados de entrada, possibilitando saídas gráficas e analíticas de forma dinâmica. É muito bom ver seu trabalho reconhecido, principalmente quando se trata de um público especializado”.

O mestrado realizado na Universidade Católica contribuiu para essa conquista e o crescimento profissional de Eron. “A pós me possibilitou um amadurecimento de idéias e conceitos e a vivência de coisas novas, fronteiras tecnológicas, distinções até então desconhecidas. Saber se apropriar delas para aplicá-las, quando possível, no ambiente de trabalho é a grande sacada”.


Tathiane Mesquita

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital