Notícias
08/12/2011 - 16:44
Universidade promove inclusão social
Fabiano faz parte do Projeto de desenvolvimento profissional da UCB.
Universidade promove inclusão social Carol Matos
A XVI Jornada Acadêmica de Fisioterapia do Curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Brasília aconteceu dia 18/11, com a apresentação de diversos trabalhos de conclusão de curso, nas salas do bloco central (Campus I), nos períodos matutino e vespertino. O estudante e colaborador da UCB, Fabiano Pedroso Del Castilo Goes, apresentou o seu projeto e mostrou a competência dos egressos do Projeto Colaboradores com Deficiência.

Fabiano apresentou o trabalho “Plataformas de análise de Equilíbrio Postural: uma revisão da Literatura”. Estiveram presentes o orientador Prof. Levy Aniceto Santana, o co-orientador Rafael Gonçalves Braz e os Professores examinadores Edvar Ferreira da Rocha Junior e Marcos Roberto Borges Miranda, além de convidados. O estudante explica que seu trabalho consiste em avaliar a postura das pessoas, o quanto elas conseguem ficar em pé, por meio de um aparelho chamado FMat (Baropodômetro que estuda a estática e dinámica de cargas nos pés). “Ele analisa o centro de gravidade e equilíbrio do individuo”, disse.

Com 31 anos, Fabiano é Técnico do Laboratório de Biomecânica da UCB desde 2004. Ele sofreu um atropelamento quando era criança e foi orientado pelo médico a fazer fisioterapia para ajudar na sua recuperação e, desde então, se apaixonou pela profissão. Com fratura femural ele começou a trabalhar na Universidade Católica através do Projeto Colaboradores com Deficiência, que tem como objetivo principal a inclusão social por meio da contratação, acompanhamento e desenvolvimento profissional dentro da Instituição.

“A UCB prioriza a formação completa da pessoa, valoriza o potencial humano e considera a inclusão social uma forma de promover a diversidade e respeitar as diferenças”, afirma Brígida Ferraz, Coordenadora da Gestão de Pessoas. A Instituição foi uma das primeiras a assinar o termo de compromisso com o Ministério do Trabalho (MT) referente às cotas, criou um plano de acessibilidade e fundou o SOI (Serviço de Orientação Inclusiva).

Para realizar todo o acompanhamento aos colaboradores atendidos, o Projeto tem parcerias com os cursos de Medicina, Psicologia e Serviço Social e os setores de Enfermagem do Trabalho, Segurança do Trabalho, SOI, Serviço de Orientação e Acompanhamento Psico-Pedagógico (SOAPPE). Uma equipe multidisciplinar com qualidades profissionais e técnicas, com a finalidade de dar o suporte adequado à realização das atividades.

Fabiano faz parte de um quadro de colaboradores (Docentes e Técnico-Administrativos), que possuem deficiência física ou mental e são profissionais capacitados, que atuam em diversos setores da Universidade. “Agradeço todo o carinho da Universidade, dos gestores e amigos, por investirem em pessoas com deficiência e por acreditarem em mim como pessoa e profissional”.

Carol Matos

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital