Notícias
09/12/2011 - 16:12
Vivendo a Universidade
Com o Projeto de Orientação Profissional (POP), a Universidade Católica recebe estudantes do Ensino Médio para ajudar na escolha da carreira profissional.
Vivendo a Universidade Estudantes do La Salle conhecem o Museu de História Natural.
Quando os jovens estudantes chegam ao Ensino Médio, muitos ainda não sabem qual curso superior escolher, para mais na frente ser um profissional que se destaque no ambiente de trabalho. Foi pensando nisso que a Universidade Católica de Brasília criou o Projeto de Orientação Profissional (POP), cujo objetivo central é o amadurecimento e o esclarecimento na escolha da carreira profissional, que envolve um projeto de vida.

Desde 2004, o POP vem realizando um trabalho com várias escolas do DF, tanto públicas como privadas: visitas dos estudantes do último ano do Ensino Médio ao campus I, em Taguatinga, onde são realizadas atividades nos espaços de aprendizagens e práticas em laboratórios dos diversos cursos da UCB, com os profissionais da área, que explicam na prática o que eles aprendem na teoria. “Fiquei impressionada com a estrutura da Católica, com o alto nível dos professores e a atenção que todos têm em mostrar cada detalhe”, disse Marcela Santos, 17 anos, estudante do 3º ano.

Só neste ano de 2011, o POP atendeu, em média, a 3.000 alunos, de 45 escolas públicas e particulares. “O Projeto é ótimo, pois dá oportunidade de conhecer os cursos, a Universidade e ver como funciona” disse Gabriel Miranda, 19 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio.

No dia da visita, estudantes, professores e técnicos da UCB interagem no processo de ensino e aprendizagem, abordando conteúdos solicitados pelas escolas e seus alunos. Também são oferecidas palestras, realizadas pelos diretores e professores dos diversos cursos da Universidade. “O curso de Biologia é muito interessante, e a visita à Católica me mostrou que o curso é muito mais do que eu imaginava”, afirmou Isabel Fonseca, 17 anos, estudante do 3º ano.

Além de oferecer as visitas orientadas aos concluintes do Ensino Médio, o Projeto de Orientação Profissional custeia o transporte e o lanche que é oferecido aos estudantes, não tendo custo algum para as escolas participantes.

A ação conta com a participação de voluntários, estudantes de Graduação da Universidade Católica de Brasília, que acompanham as visitas e orientam os alunos. “O POP proporciona a esses alunos a oportunidade de conhecerem o espaço físico da Universidade, seus cursos de graduação, serviços prestados à comunidade, corpo docente, campos de pesquisas, projetos de extensão, enfim, seu diferencial enquanto Universidade”, afirmou Sandra Ribeiro, coordenadora do POP.

Dentre outras atividades oferecidas, também estão as feiras de profissões, mesas- redondas e palestras, ministradas pelos professores da Universidade Católica nas escolas de Ensino Médio. “A ideia é muito boa, pois oferece aos alunos um contato com o mundo universitário, possibilitando uma visão completa da realidade”, disse Rildo Ribeiro, professor de Matemática do Colégio Marista Champagnat. As palestras são agendadas de acordo com a necessidade da escola e a disponibilidade dos cursos.

Mais informações sobre o POP:
(61) 3356-9057
pop@ucb.br


Por Carol Matos - Informativo Católica n.9

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital