Extensão / Celebrações e Reflexões
Notícias
Celebrações e Reflexões
17/09/2010 - 15:17
A boa nova em nossas vidas
Dia: 17 de setembro de 2010 Evangelho da Semana
Evangelho de Lucas - 16, 1-13


A Boa Nova em Nossas Vidas
Pe.Tininho


Queridos irmãos e queridas irmãs. Com a parábola do administrador infiel o evangelista São Lucas nos convida a refletir neste domingo sobre a riqueza e o dinheiro. Devemos buscar, através do dinheiro, fazer novos amigos. A acumulação só gera a morte. Basta ver ao nosso redor, pois quanto maior é a concentração de bens nas mãos de poucos, mais nos deparamos com a miséria que é estendida a milhões de irmãos e irmãs nossos. Em uma das visitas do saudoso Papa João Paulo II ao nosso país ele chamou a atenção para a situação contrastante do Brasil: ricos cada vez mais ricos às custas de pobres cada vez mais pobres. Por isso conclamou a todos e a todas a construírem uma nação na qual houvesse justiça e fraternidade. Assim, homens e mulheres, jovens e idosos e pessoas com deficiências poderão se alegrar e não viverem das migalhas caídas da mesa dos ricos, a exemplo da parábola de Lázaro.
Somos convocados por Jesus a nos tornarmos seus discípulos. Isso implica romper com todas as formas de uso dos bens que gera injustiça. Implica também sermos, de fato, homens e mulheres novos, construtores do Reino de Deus que faz as estruturas desse mundo se tornarem realmente promotoras da justiça que gera a partilha dos bens em benefício comum.
Busquemos ser homens e mulheres da luz, a fim de que possamos extirpar as trevas que se instalam no nosso meio, fruto do egoísmo e indiferença para com os crucificados desse mundo. Ficamos emocionados diante do Crucificado, mas as nossas atitudes não levam a nos comprometer com aqueles e aquelas que se encontram à margem da sociedade.
Jesus também chama a atenção para o fato de que a fidelidade a Ele pode ser expressa nas pequeninas coisas. Pois quem é fiel nas pequenas coisas o é também nas grandes. Cada ação, por menor que seja, deverá fazer bilhar toda beleza do Reino na vida das pessoas.
Jesus encerra a parábola mostrando que não é possível servir a dois senhores. Ou a Deus, ou a riqueza. Mas muitas vezes nos deparamos com pessoas que fizeram de sua fé, ou espiritualidade, algo intimista, e que conseguem viver bem, com a consciência tranqüila diante dos dois senhores. Mas, ao olharmos para Jesus, vemos que Ele só serviu a Deus e, por isso, se tornou o servidor de todos nós. É nele que devemos buscar o referencial de como nos relacionarmos com riqueza. Às vezes nos tornarmos como o homem da parábola que usou do dinheiro do seu patrão para fazer amigos, pois se viesse precisar, esses amigos abririam as suas portas para acolhê-lo. Então irmãos e irmãs que nossos bens possam nos levar a fazer amigos e amigas, pois um dia nos encontraremos juntamente com eles nas portas eternas do paraíso.
Rezemos então: Mestre, que tua palavra nos ilumine e teu Espírito nos fortaleça, a fim de que possamos, com sabedoria, nos relacionar com os bens desse mundo que passam, buscando os que não passam, pois são eles que farão bilhar no nosso meio o teu Reino que proporciona vida em abundância. E que também possamos servir ao Deus verdadeiro que nos torna servidores e servidoras dos teus pequeninos. Amem!
 

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Campus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital