Extensão / Celebrações e Reflexões
Notícias
Celebrações e Reflexões
17/09/2010 - 15:07
A Boa Nova em Nossas Vidas
Dia: 02 de setembro de 2010 Evangelho da Semana


Evangelho de Lucas - 14, 25-33

A Boa Nova em Nossas Vidas
Pe.Tininho


Queridos irmãos e queridas irmãs. Juntamente com o evangelista São Lucas vamos refletir sobre o seguimento de Jesus. Como ser o seu seguidor neste mundo que é marcado por uma lógica que prioriza o ter em detrimento do ser. No domingo passado vimos Jesus em um banquete dos Fariseus no qual ele notou que as pessoas procuravam sentar nos melhores lugares, nos lugares de destaque. Jesus também mostrou como deveríamos buscar os últimos lugares, pois pode acontecer que aquele lugar ocupado seja reservado a outra pessoa mais importante. Jesus pede também que, nossos banquetes, devemos privilegiar os últimos da sociedade. Com isso ele nos mostra que os últimos serão os maiores no Reino de Deus por ele inaugurado.
A lógica do mundo vai na contramão da lógica de Deus revelada na pessoa de Jesus, pois ao nos abrirmos à sua Palavra seremos homens e mulheres novos, cheios da sabedoria que Deus nos revela. “ E feliz de quem a encontra. Ganha-lá vale mais do que a prata, e o seu lucro mais que o ouro: Felizes são os que a retém” ( Pr. 3, 13-18).
Vemos nesse relato do evangelho que somos convidados a seguir Jesus, mas o seguimento dele deve ser um projeto radical, pois nos colocar a caminho exige de nós que não olhemos para trás, a exemplo de Jesus que está se dirigindo a Jerusalém onde, por amor a toda humanidade, dará sua vida em resgate de muitos. Caminhada que é fruto de sua doação total. Mesmo sabendo da certeza da cruz ele não desvia do caminho, pois seu gesto proporcionará vida em abundância para todos e todas.
Então, para segui-lo não podemos esquecer de que devemos estar livres de todas as amarras, quer pai, mãe, irmãos, riquezas, etc., pois se não estivermos, como ele, livres, certamente abandonaremos o projeto. Por isso precisamos renunciar tudo em função do bem maior que é ele e seu projeto, o Reino de Deus.
Mas para que sejamos fiéis e bons seguidores precisamos, a exemplo do construtor da torre, planejar bem, pois se queremos ser seu discípulo devemos ter consciência das nossas limitações. Para Jesus, quem não tem o martírio como possibilidade de conseqüência da opção pelo Reino não será capaz de segui-lo. Por isso precisamos muito de discernimento e inteligência para assumirmos o projeto de instauração do Reino. Pois os filhos das trevas são mais espertos que os filhos da luz, nos diz Jesus.
Saibamos que o sofrimento faz parte da opção radical pelo reino e que esse sofrimento é libertador. O sofrimento não é caminho de salvação, pois o que salva é o seguimento. O sofrimento é conseqüência da fidelidade ao projeto do Pai. Aqueles e aquelas que detêm o poder, seja econômico ou político, buscam justificativas no sofrimento alheio para manter e acobertar as injustiças. Como também muitas espiritualidades caminham na dinâmica de exaltar o sofrimento, a fim de que as pessoas possam chegar ao céu. Fiquemos atentos, pois toda ação de Jesus foi no sentido de eliminar o sofrimento ou aliviá-lo.
Quando nos deparamos com irmãos e irmãs que padecem o sofrimento, tenhamos bem claro que a cruz de Jesus continua presente em suas vidas e que, como Cirineu, devemos ajudá-los a carregar essa cruz, a fim de que pela nossa solidariedade e misericórdia possam também experimentar a alegria e a felicidade, pois é isso que Jesus ressuscitado nos garantiu.

Rezemos então: Mestre, que tua Palavra e teu exemplo nos levem, livres de tudo, a sermos seus seguidores e seguidoras no caminho que nos levará a construirmos o teu Reino. E que as cruzes que iremos carregar por causa de teu Evangelho se tornem vitórias na vida daqueles e daquelas que tanto precisam viver a verdadeira felicidade. Amém.

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital