Extensão / Celebrações e Reflexões
Notícias
Celebrações e Reflexões
17/09/2010 - 15:00
A Boa Nova em Nossas Vidas
Dia: 26 de agosto de 2010 Evangelho da Semana

Evangelho de Lucas - 14, 1.7-14

A Boa Nova em Nossas Vidas
Pe.Tininho


Queridos irmãos e queridas irmãs. O evangelista São Lucas nos relata duas parábolas de Jesus. A narrativa acontece numa refeição na casa de um dos chefes dos fariseus. Na primeira parábola Jesus observa que há uma busca frenética pelos melhores lugares. Jesus disse que as pessoas devem ser mais inteligentes, pois elas poderão ter que ceder o seu lugar para uma pessoa mais importante. A vergonha será constrangedora; por isso devem estar sempre atentas.
Mas o que quer dizer essa história para nossa vida de fé? Ela nos mostra que no Reino de Deus a gente deve adotar uma posição de receptividade, não de auto-suficiência. E que a verdadeira humildade é a consciência de ser pequeno e ter de receber para poder comunicar. Quem é humilde não tem medo de ser generoso, pois é capaz de receber; e de receber para poder repartir.
O outro ensinamento de Jesus é que nosso amor deve ser gratuito a exemplo do amor de Deus. A autenticidade desse amor se mede pela importância que se dá aos beneficiados pouco valorizados pela sociedade: crianças, inimigos, marginalizados, enfermos, etc. Jesus não nos proíbe gostar de parentes e vizinhos, mas imitar o amor gratuito a gente só o faz na “opção preferencial” pelos que são menos importantes. E quantas pessoas conhecemos que gastam seus finais de semana para organizar o banquete da vida para aqueles e aquelas que têm o seu rosto desfigurado pelo sofrimento e pela fome. Nos seus ombros carregam pesadas cruzes impostas pelo nosso egoísmo. São essas pessoas que anunciam pelas suas vidas o que cantamos em nossas comunidades: “No banquete da festa, de uns poucos só o rico se sentou, nosso Deus fica ao lado dos pobres colhendo o que sobrou”.
Seremos felizes - diz Jesus - se convidamos os que não podem retribuir, porque Deus mesmo será nossa recompensa. Estaremos bem com ele por ter feito bem aos seus filhos e filhas mais necessitados.

Rezemos então: Mestre, que tua Palavra nos leve a sermos modestos, ser simplesmente o que somos, para que a graça de Deus possa nos inundar e não encontre obstáculos em nosso orgulho. E imbuídos do seu amor possamos oferecer, pelas nossas ações, dádivas a quem precisa. Amém

 

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Campus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital