Extensão / Celebrações e Reflexões
Notícias
Celebrações e Reflexões
17/09/2010 - 14:45
A Boa Nova em Nossas Vidas
Dia: 19 de agosto de 2010 Evangelho da Semana

Evangelho de Lucas - 13, 22-30

A Boa Nova em Nossas Vidas
Pe.Tininho

 

Queridos irmãos e queridas irmãs. O evangelista São Lucas relata uma pergunta feita a Jesus acerca da salvação e da quantidade de quantos poderão se salvar. Pergunta que muitos de nós também fazemos, pois é bom saber se teremos um lugarzinho ao lado de Deus um dia.
Jesus nos mostra que devemos nos esforçar. Esforço que não pode esquecer de que nos salvamos pela graça e pelo amor de Deus. Do contrário, veremos a salvação como presente aos nossos méritos pessoais. E nos esforçarmos é buscar através do Evangelho nos moldar a Jesus que se fez servidor de todos e todas.
Todos nós somos convidados a nos convertermos a cada dia. Não será a nossa proximidade com o Mestre que nos garantirá a salvação, e, sim, vivenciarmos sua Palavra, tornando-a vida na vida das pessoas.
Na casa do Pai entrarão todos e todas que procurarão fazer de suas vidas uma doação de amor incondicional às pessoas. Assim passamos a entender a salvação como um convite universal dirigido, em Jesus, à humanidade. A salvação é católica, não no sentido estrito, mas no sentido de largueza, de universalidade, que a todos e todas abraça, tornando-nos irmãos e irmãs, comprometidos com o Reino de justiça que Jesus veio inaugurar.
Devemos estar atentos, pois pode acontecer que nossas praticas religiosas ceguem nossos olhos impedindo-nos de experimentar a força do Evangelho. Podemos escutar o Mestre dizer: “Não os conheço”. Assim rangermos nossos dentes, enquanto veremos aqueles e aquelas que consideramos os últimos, os condenados, passarem na nossa frente para receberem a coroa da vida. Isso porque eles reconheceram em todos os sofredores o rosto sofredor de Jesus que continua sendo neles crucificado. Foram, como o samaritano, enxugar as lágrimas e curar as feridas de tantos que se encontram à margem da vida. E aquele lugar no Reino que parecia, ou melhor, que pretendíamos que fosse nosso, é cedido aos últimos e àqueles que se fizeram também últimos por causa do Evangelho.

Rezemos então: Mestre, que possamos, na força da tua Palavra, nos convertermos em homens e mulheres novos, construtores do teu Reino de justiça. E que sejamos, de fato, a teu exemplo, vivenciadores e vivenciadoras do amor que nos faz solidários com os teus preferidos, para que um dia juntos estejamos ao lado da Trindade Santa, no banquete que para todos e todas preparastes. Amém.

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Campus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital