Extensão / Celebrações e Reflexões
Notícias
Celebrações e Reflexões
25/06/2010 - 18:27
A Boa Nova em Nossas Vidas
Dia: 25 de Junho de 2010 Evangelho da Semana

 

A Boa Nova em Nossas Vidas


 

Evangelho de Lucas, 9, 51-62


Queridos irmãos e queridas irmãs. O evangelista São Lucas nos mostra Jesus a caminho de Jerusalém. Cidade na qual ele, pela morte e ressurreição, trará a vida plena a todas as pessoas. Lá ele demonstrará ser o verdadeiro Messias, pois ainda na cabeça de seus discípulos, como vimos no domingo passado, existe a mentalidade triunfalista e poderosa. Basta ver que Tiago e João pedem a Jesus que envie fogo do céu para destruir os samaritanos que são hostis à presença dele. Mas Jesus repreende-os, pois a sua mensagem deve ser aceita na liberdade, não a ferro e fogo, como muitos querem.
No caminho para Jerusalém são descritos três espécies de vocações. Nelas Jesus define quais devem ser as verdadeiras atitudes de seus seguidores e seguidoras. Ao primeiro que diz seguir Jesus para onde quer que ele for, Jesus mostra que segui-lo exige um projeto de vida radical. E que o vocacionado não venha buscar ganhos, privilégios e status, pois essa “segurança” impede o discípulo de anunciar verdadeiramente o evangelho. Para aquele que diz que quer segui-lo, mas que primeiro precisa sepultar o pai, Jesus mostra que o seguimento deve se desvencilhar de incumbências e laços afetivos, que, muitas vezes, impedem às pessoas de realizar plenamente sua vocação. Àquele que se dispõe, mas que precisa se despedir de seus familiares, Jesus pede-lhe que deixe o passado para entrar na nova dinâmica do Reino de Deus.
Irmãos e irmãs. Esse relato não quer nos fazer homens e mulheres insensíveis aos outros ou que desprezemos nossos familiares, pois o próprio Jesus se fez presente nas dores de seu povo, como viveu com sua família em Nazaré. Mostra que o reino de Deus exige de nós uma postura de liberdade, no qual, para nos mostramos seus anunciadores e anunciadoras, devemos ter Deus como o absoluto em nossas vidas, a exemplo de Jesus. Ai nossas ações serão sempre de misericórdia e bondade para com todos e todas indistintamente.
Rezemos então: Mestre, que tua Palavra, juntamente com o teu Espírito, nos ajude também a teu exemplo, sermos solidários e misericordiosos para com todos e todas. Que possamos também vivenciar plenamente a vocação de sermos teus missionários e missionárias, para que teu Pai seja o nosso absoluto, pois assim seremos homens e mulheres comprometidos com o teu Reino. Amém.

Pe.Tininho

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital