Extensão / Celebrações e Reflexões
Notícias
Celebrações e Reflexões
25/06/2010 - 18:15
A Boa Nova em Nossas Vidas
Dia 18 de junho de 2010 Evangelho da Semana

A Boa Nova em Nossas Vidas

Pe. Tininho

Evangelho de Lucas, 9, 18-24


Queridos irmãos e queridas irmãs. O evangelista São Lucas nos ajuda a refletir sobre o verdadeiro messianismo de Jesus. Pois, para os discípulos, como também para muitos de nós, Jesus deve ser um todo-poderoso, a exemplo dos poderosos desse mundo. Os discípulos têm uma visão triunfalista. Querem até ocupar lugares de destaque no seu reino. Mas, aos poucos, Jesus vai levando a entender que sua missão e identificação passa pelo compromisso de anunciar a todos e todas o reinado de Deus.

Nesse reinado, diferentemente dos reinados desse mundo, os pobres e excluídos terão preferência, pois são os queridos do Pai. Nesse reino as pessoas não serão reconhecidas pelos títulos ou honrarias, mas pelo serviço desinteressado aos últimos. A lei que regerá nesse reino é a do amor incondicional que resulta no dar a vida, a exemplo do mestre. Mas para que esse reino possa acontecer nós precisamos nos despir de tudo o que nos desfigura da verdadeira humanidade, pois humano é aquele que se coloca numa atitude de serviço, de solidariedade e de misericórdia para com os outros.
Por isso Jesus convoca os seus discípulos, e hoje cada um de nós, a nos colocar a caminho. Caminho que certamente se fará no confronto com todos os poderes desse mundo que não quer ver o sol da justiça brilhar. Caminho que nos reservará, então, a cruz e a perseguição, a exemplo de Jesus, que assumiu o compromisso até o fim. Por causa disso, a nossa caminhada adquire sentido pleno e cheio de vida, pois a morte e ressurreição de Jesus garantem-nos a vitória total em todos os empreendimentos que fizermos pelas pessoas que mais precisam.
A cruz não é colocada nos nossos ombros numa atitude masoquista, mas para que, a partir dela, anunciemos a vitória da vida sobre a morte, e a certeza de que a ressurreição de Jesus atinge todas as realidades, quer pessoal, comunitária ou social. E que, na força da ressurreição, possamos anunciar o novo Céu e Nova Terra.
Rezemos então: Mestre, que tua Palavra, juntamente com teu Espírito, nos leve cada vez a nos despirmos de todo poder, da arrogância, nos tornando, como tu te tornaste, servidores e servidoras das pessoas que mais necessitam. Que nossas ações, permeadas pelo amor de teu Pai, façam de nós instrumentos a espalhar a misericórdia e bondade na vida de todos e todas. Amém.

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital