Livre / Projeto de Orientação Profissional
Notícias
Projeto de Orientação Profissional
25/07/2013 - 10:19
UCB na defesa dos direitos da criança e do adolescente
Seminário apresentou resultado de pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia da UCB e propôs mudanças que devem ser feitas com o apoio da pesquisa.
UCB na defesa dos direitos da criança e do adolescente
 Discutir sobre os direitos, garantidos por lei, da criança e adolescentes em situação de acolhimento institucional no DF foi o tema do II Colóquio sobre crianças e adolescentes. O evento contou com a participação do Reitor da Universidade Católica de Brasília, Prof. Dr. Afonso Celso Tanus Galvão, a Diretora do Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia da UCB, Profª. Drª. Marta Helena de Freitas, estudantes, professores e representantes do GDF. Na ocasião foram apresentados os resultados da pesquisa produzida por professores da Católica de Brasília em parceria com a UnB e o GDF.

O Reitor Prof. Dr. Afonso Galvão destacou a importância da pesquisa e o papel da Católica de Brasília com a sociedade. “A UCB é uma Instituição comprometida com o valor da pessoa humana e vê essa pesquisa com bastante relevância para a Universidade, pois esta é uma pesquisa que contribui para o enfrentamento do problema da privação do direito da criança e adolescente, convivência familiar e comunitária”, ressalta. A pesquisa intitulada “Crianças e adolescentes em acolhimento institucional no Distrito Federal: estudos das condições familiares, institucionais e sociais” analisou, durante três anos, doze casos de famílias com crianças e adolescentes inseridos no contexto de acolhimento institucional. O objetivo era estudar e conhecer melhor como são as condições familiares, institucionais e sociais de crianças e adolescentes que passaram por mais de 11 meses institucional, ou seja, “saíram de casa, foram para uma Instituição de abrigamento onde houve uma tentativa de reintegração familiar, que não obteve sucesso, então, houve uma tentativa de adoção, que também não obteve sucesso, e, por fim, acabaram retornando para a Instituição de acolhimento”, explica a Profª. Drª. Maria Aparecida Penso, coordenadora da pesquisa.

Ela ainda complementa que a pesquisa “buscou identificar e construir quais redes sociais são formadas para se trabalhar com essas crianças e adolescentes, garantindo sempre o princípio da proteção integral, sendo este um dever da família, sociedade e Estado”, conclui. Os resultados obtidos ao final da pesquisa constataram que não há atendimento adequado e cuidado constante com essas crianças e adolescentes que vivem em situações, por muitas vezes, de abandono. Para a coordenadora da pesquisa, “é necessário fazer pesquisas que poderão gerar benefícios para a sociedade e, em especial, à criança e adolescente, pois, através das pesquisas surgirão meios, métodos e soluções para melhorar o atendimento oferecido às famílias e sociedade”.

O seminário debateu ainda sobre as ações que os órgãos competentes devem fazer para uma mudança cada vez maior em prol do cuidado com as crianças e adolescentes. Sendo este um meio de expandir o conhecimento e reflexão sobre a realidade em que essas crianças e adolescentes estão inseridos, garantindo através de planejamentos que busquem a reintegração familiar ou comunitária.

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital