Livre / Assessoria de Relações Internacionais
Notícias
Assessoria de Relações Internacionais
14/02/2014 - 11:13
Internacionalização na UCB
Conheça as vantagens de fazer intercâmbio por meio do Programa Ciência Sem Fronteiras
  • Internacionalização na UCB
  • Internacionalização na UCB
  • Internacionalização na UCB
  • Internacionalização na UCB
Esquerda Direita
Transpor barreiras, desbravar outros países e vivenciar outras culturas é o sonho da maioria das pessoas. Sem dúvida, o intercâmbio é uma atividade que promove uma experiência única na vida de qualquer estudante universitário. Além disso, contar com o apoio e auxílio de uma instituição de ensino é importante para a estadia fora do país. Na última segunda-feira, 10/2, o prof. Msc. Creomar Lima Carvalho de Souza, Assessor de Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília (UCB), ministrou uma palestra de apresentação do Programa Ciência Sem Fronteiras (CsF), para calouros do curso de Medicina.

Desde 2011, a UCB aderiu ao programa, que é ofertado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo é ampliar cada vez mais o quadro de modalidades de intercâmbio já existente na Instituição. Para o Assessor de Relações Internacionais da UCB o grande diferencial do Ciência Sem Fronteiras é o fato do programa ser totalmente custeado pelo governo federal. “Isto quer dizer que as despesas dos estudantes são integralmente pagas palas instituições brasileiras responsáveis pela gestão do CsF – a CAPES e o CNPq”, explica Creomar.

A Católica nos últimos dois anos enviou cerca de 60 intercambistas pelo Ciência Sem Fronteiras dos quais as áreas de conhecimento que tiveram maior adesão foram: Engenharia e Ciências da Saúde, com destaque para o curso de Medicina. Creomar explica que “esses números mostram a qualidade dos estudantes que a UCB tem enviado ao exterior, pois o Programa é nacional e altamente competitivo”, afirma. Ele ainda complementa: “os números também deixam clara a existência de um espaço para crescimento tendo em vista que o governo federal ainda possui um número considerável de bolsas para distribuir”.

O processo de seleção é feito em duas etapas: uma pela UCB, e outra pela CAPES/CNPq. Assim que o programa lança uma nova chamada, a Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da Universidade Católica abre um edital interno. Aqueles estudantes que cumprem os critérios de seleção interna terão sua inscrição homologada pelo coordenador do programa na Católica. A partir daí cabe a CAPES/CNPq e às universidades estrangeiras escolherem os alunos que receberão as bolsas. “No caso do Ciência Sem Fronteiras, a cada chamada pública de seleção o governo federal estabelece os países para os quais os estudantes podem se candidatar. A Universidade Católica de Brasília, por sua vez, possui de forma independente convênios ativos com mais de 62 universidades, em mais de 30 países”, salienta Creomar.

Os intercambistas recebem a ajuda necessária durante a estadia fora do país que pode durar de 6 meses a 1 ano. Há exceções em que este período poderá ser estendido em até 3 meses, a serem dedicados a estágio de pesquisa ou inovação tecnológica em instituições ou centros de pesquisa, quando disponível. Para Creomar, “o estudante que participa de um intercâmbio acadêmico está mais preparado para lidar com ambientes dinâmicos, desenvolver proatividade e ser capaz de absorver de maneira eficiente as transformações a que o ambiente está sujeito”, afirma.

Estudantes contam como é viver a experiência do intercâmbio

Filipe Cardoso, 21 anos, 3º semestre do curso de Comunicação Social – Jornalismo, atualmente mora em Ottawa, capital do Canadá, e estuda na University of Ottawa. Ele conta que, além de aprofundar seus conhecimentos acadêmicos, a experiência de morar no exterior é fascinante. “O principal objetivo é aprender. Atualmente estudo fotografia, cinema, francês e inglês”, relata. A vivência em outro país garante ao estudante uma autonomia maior, já que lá fora ele tem de aprender tudo sozinho. “Além dos objetivos acadêmicos, estou adquirindo mais maturidade, pois tenho de resolver tudo por conta própria, lavar minhas roupas e fazer as compras do mês”, revela Filipe.

Já Teófilo Alvarenga Netto, 26 anos, estudante do 11º semestre de Medicina, escolheu uma instituição de ensino que possui uma estrutura de excelência em sua área. “Trabalho com enfermaria, pacientes internados, pronto-socorro, centro obstétrico; acompanho, assisto e participo de cirurgias. Tive uma oportunidade única de ter contato com o robô DaVinci, que é utilizado para realizar cirurgias”, relata o futuro médico. Teófilo reside na cidade de Santander, Espanha, e estuda na Universidad de Cantabria, onde faz o internato no Hospital Universitario Marqués de Valdecilla, considerado o 3º melhor do país.

Saiba mais sobre o Ciência Sem Fronteiras

O Ciência Sem Fronteiras é um programa do governo federal com foco nos cursos de Ciências Exatas, Ciências da Saúde e Indústria Criativa. Na Universidade Católica de Brasília, são 17 os cursos que podem fazer parte do Programa.

Graduação:

Arquitetura e Urbanismo
Ciências Biológicas
Biomedicina
Ciência da Computação
Engenharia Ambiental
Engenharia Civil
Farmácia
Física
Matemática
Medicina
Odontologia
Química
Sistemas de Informação

Tecnológicos:


Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Gestão Ambiental
Gestão da Tecnologia da Informação
Redes de Computação
Sistemas para Internet

Os cursos são fixos em cada edital ou chamada pública do Programa. As alterações se referem aos destinos, ou seja, a cada chamada o governo federal oferece novos países aos interessados em participar do Ciência Sem Fronteiras.

Conheça a página da ARI e não deixe de realizar o intercâmbio acadêmico!


Carolina Matos

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital