Graduação / Farmácia
Notícias
Farmácia
05/05/2016 - 15:54
Estudantes de Farmácia realizam oficina de cosméticos
Em comemoração ao Dia das Mães estudantes preparam produtos para presenteá-las
  • Estudantes de Farmácia realizam oficina de cosméticos
  • Estudantes de Farmácia realizam oficina de cosméticos
  • Estudantes de Farmácia realizam oficina de cosméticos
  • Estudantes de Farmácia realizam oficina de cosméticos
  • Estudantes de Farmácia realizam oficina de cosméticos
  • Estudantes de Farmácia realizam oficina de cosméticos
Esquerda Fotos: Faiara Assis Direita
O Dia das Mães está chegando e opções de presentes não faltam. Mas para um grupo seleto de mães o presente será ainda mais especial, feito com carinho e tendo um toque de prática profissional. São os kits de cosméticos produzidos pelos estudantes do curso de Farmácia da Universidade Católica de Brasília (UCB), na Oficina Dia das Mães, em comemoração a data.

Nesta oficina, ocorrida entre os dias 2 e 4 de maio, no Laboratório de Farmacotécnica, os estudantes produziram hidratante corporal, esfoliante e espuma de limpeza facial. Essa atividade é comum no curso em datas especiais e faz parte do projeto desenvolvido dentro do Espaço FarMais, com a supervisão da professora Helen Cristina de Freitas e conduzida pelos próprios acadêmicos.

Camila Chixaro, do 4º semestre, foi uma das ministrantes da oficina e explica que antes da produção dos produtos e da oficina ser realizada os estudantes responsáveis passaram por todo o processo de planejamento, pesquisa, orçamento, divulgação, testes de produtos até o resultado final do kit. “Trabalhamos como se fosse uma microempresa de cosmético sem fins lucrativos”, afirmou Chixaro.

A oficina não exigiu conhecimento prévio dos participantes e foi bem didática. Os estudantes tiveram orientações para o preparo, composição, medidas de componentes e souberam as ações e funções de cada fórmula que resultará na maciez, hidratação, aroma, e outros benefícios dos produtos. Thereza Matos, caloura de Farmácia, gostou muito da oficina e acredita que o presente não foi só da mãe, foi dos estudantes também. “Acho que o importante é ela ver que a gente está se empenhando naquilo que gostamos de fazer, naquilo que escolhemos para o nosso futuro”, afirmou. Já a estudante Alana Ingrid, do 3ª semestre, participou pela segunda vez da oficina e acredita que é uma experiência única produzir a própria lembrança para a mãe. “É uma experiência muito gratificante para nós, alunos, fazer algo relacionado ao nosso curso. É uma oportunidade dela ver que estamos aprendendo com o curso e uma demonstração de carinho incrível, que vai além de qualquer presente”, comemora.

A profª Helen Cristina de Freitas explica que o projeto FarMais existe há seis anos e nesse período muitas oficinas foram desenvolvidas. Todas com o objetivo de oferecer aos estudantes uma oportunidade prática de aprendizado profissional, de acordo com a temática do momento ou criatividade dos alunos. “Dia das mães, dia dos pais, dia dos namorados já ficaram consagradas. Essas oficinas sempre acontecem. Mas, fora essas, já fizemos outras como spa dos pés, produzimos perfumes, gloss, maquiagem, tudo vai de acordo com o interesse dos alunos”, esclarece. Para ela, além de todo o conhecimento adquirido pelos responsáveis pela oficina ou participantes, as horas complementares que eles recebem e os kits levados para casa é algo muito gratificante. “Tudo é um aprendizado”.


Fátima Layane

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital