Graduação / Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
Notícias
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
18/05/2016 - 13:48
Cenário político do país é tema de debate na UCB
Com transmissão online para todo o mundo e participação de profissionais da mídia internacional, evento traz diferentes perspectivas da atual situação política nacional
  • Cenário político do país é tema de debate na UCB
  • Cenário político do país é tema de debate na UCB
  • Cenário político do país é tema de debate na UCB
  • Cenário político do país é tema de debate na UCB
  • Cenário político do país é tema de debate na UCB
Esquerda Fotos: Faiara Assis Direita
A Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação da Universidade Católica de Brasília, por meio do curso de Comunicação e o Observatório Latino-Americano das Indústrias de Conteúdos Digitais (OLAICD), realizou nos dias 13 e 16 de maio, o evento “Mídia e Crise”, com o objetivo de incentivar a reflexão sobre como a imprensa internacional vê a crise no Brasil e as diferenças entre as coberturas dos meios de comunicação nacionais.

De acordo com a professora do curso de Comunicação da UCB, Cosette Castro, a ideia foi fazer com que a Católica participasse deste momento histórico, devido aos últimos acontecimentos políticos no país, dentro do ponto de vista da academia, fomentando a discussão em torno de qual é o papel da mídia na veiculação dos fatos.

O coordenador dos cursos de Comunicação, professor Joadir Foresti, destacou a importância dos comunicólogos que estão em construção exercitar a imparcialidade dos acontecimentos. “Participar de debates que promovam o olhar crítico e a formação de opinião é essencial para o desenvolvimento dos futuros profissionais”.

Em sua segunda visita à Instituição, o jornalista português Carlos Fino, reconhecido como correspondente internacional e de guerra, dividiu um pouco de sua experiência com o Jornalismo. “Fico muito feliz em voltar à Católica e é com prazer que palestro para os estudantes. É extremamente relevante, não só para eles, como para quem está na área, o hábito de analisar e discutir o cenário político e da comunicação em geral”.

A estudante do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UCB, Paola Botelho Martins, acredita que o principal legado que o encontro pode deixar é a reflexão sobre qual comunicação trabalhar. “Acho que todos os debates que puderem existir em relação ao nosso meio são extremamente relevantes. Às vezes quando estamos dentro da situação não percebemos o todo, então esses olhares que foram apresentados nos auxiliam a entender a nossa própria conjuntura”.

Ainda palestraram sobre o tema, o professor do Mestrado em Comunicação da Católica, Alexandre Kieling e a deputada federal, Erika Kokay. Entre as participações internacionais estiveram o jornalista Gonzalo Carbajal (Argentina), o pesquisador Jairo Lugo-Ocando (Escócia) e a jornalista Alice Campos (Portugal).



Juliana Tito

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital