Livre / Catedra
Notícias
Catedra
27/05/2016 - 09:00
Saúde mental em pauta na UCB
A Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude promoveu um encontro inédito na Universidade Católica de Brasília para tratar da saúde mental no sistema socioeducativo do DF
  • Saúde mental em pauta na UCB
  • Saúde mental em pauta na UCB
  • Saúde mental em pauta na UCB
  • Saúde mental em pauta na UCB
  • Saúde mental em pauta na UCB
Esquerda Fotos: Faiara Assis Direita
A Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, do Governo do Distrito Federal (GDF), em parceria com a Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade, da Universidade Católica de Brasília (UCB), promoveu o 1º Encontro de Saúde Mental do Sistema Socioeducativo, em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio. O encontro ocorreu nos dias 23 e 24 de maio, no Auditório do Campus II da UCB, reuniu estudantes, professores, conselheiros tutelares e servidores do sistema socioeducativo do DF com a proposta de promover conhecimento e troca de experiências no campo da saúde mental, no contexto socioeducativo.

O secretário da Criança, Aurélio Araújo, esteve presente na abertura do evento e falou sobre o anseio de melhorias e mudanças no sistema socioeducativo. “Nosso sistema é antigo, desde a época do Caje, temos aí mais de 40 anos. E esse primeiro encontro vem como um divisor de águas para debater a saúde mental no cenário atual. Esperamos que desse encontro possamos ter reflexões, propostas para melhorar o acompanhamento do jovem no campo da saúde mental”, almejou.

Em acolhida ao evento, o prof. Dr. Geraldo Caliman deu as boas-vindas durante a mesa de abertura e presenteou o Secretário Aurélio com as últimas publicações da Cátedra UNESCO. “É um privilégio tratar das questões da juventude que está em dificuldades, em vulnerabilidade social, em situação de risco. Nós acolhemos essa ligação com a Secretaria, que a Universidade colabora há muitos anos, associados a um objetivo muito comum”, ponderou Caliman.

Durante o evento, diferentes palestrantes abordaram temas voltados para a saúde mental infanto juvenil, políticas públicas sobre drogas, violência e exclusão social, discutiram também sobre a reforma psiquiátrica e saúde mental do servidor. José Ivaldo de Lucena, docente da UCB e secretário executivo da Cátedra UNESCO, afirmou que esse evento em parceria Secretaria e UCB vem dialogar com algumas pesquisas desenvolvidas pela Cátedra UNESCO, especialmente ao atendimento de jovens em situação de vulnerabilidade Social. “Essa discussão com os agentes que atuam com a socioeducação ajuda a qualificar o trabalho, a desenvolver melhor as discussões sobre cidadania, sobre a psicologia na adolescência e juventude, e, a provocar outros temas para outras pesquisas e debates na sociedade, hoje. Quando a gente fala em saúde mental na educação, significa tentar resgatar o que ainda resta de possibilidade de dignidade de reinserção social desses jovens e adolescentes, porque, nós temos um sistema que infelizmente exclui mais do que inclui”, afirmou o secretário.


Fátima Layane

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Campus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital