Graduação / Farmácia
Notícias
Farmácia
13/06/2016 - 15:10
Uma Fábrica à disposição do aprendizado
Fábrica Escola de Farmácia e Química se despede do semestre com produção de Álcool Gel
  • Uma Fábrica à disposição do aprendizado
  • Uma Fábrica à disposição do aprendizado
  • Uma Fábrica à disposição do aprendizado
  • Uma Fábrica à disposição do aprendizado
  • Uma Fábrica à disposição do aprendizado
  • Uma Fábrica à disposição do aprendizado
  • Uma Fábrica à disposição do aprendizado
Esquerda Fotos: Faiara Assis Direita
Clima de confraternização e despedida marcou o encerramento das atividades do semestre na Fábrica Escola dos cursos de Farmácia e Química da Universidade Católica de Brasília (UCB). Nos dias 2 e 3 de junho, professores, estudantes, egressos e colaboradores técnicos administrativos concluíram a produção do último lote de álcool gel, a ser distribuído na instituição, e realizaram a confraternização entre todos os envolvidos nas atividades do 1º semestre de 2016.

A Fábrica Escola foi criada em 2013 com objetivo de produção de saneantes (produto usado na limpeza e conservação de ambientes), cosméticos, fitoterápicos e medicamentos para uso institucional. Além disso, possibilita aos estudantes a vivência da rotina de uma fábrica e seu ciclo organizacional no espaço de ensino-aprendizagem. Hoje a principal produção é do álcool gel, que atende ao Câmpus I da UCB, distribuído em 50 dispensers instalados em diferentes pontos. A profª do curso de Farmácia responsável pela Fábrica, Helen Cristina V. de Freitas, explica que a produção aumenta a cada semestre e a intenção é levar o álcool gel para os demais Câmpus da Universidade.

Na Fábrica Escola a rotina de uma indústria é vivida diariamente por duas professoras responsáveis, profª. de Química, Silvia Keli de Barros Alcanfor e a profª. Helen Cristina, de Farmácia, além de técnicos colaboradores, egressos e estudantes de farmácia, química, nutrição, engenharia civil, matemática, biologia, gestão ambiental, ciência da computação e educação física. Profª Helen explica que a Fábrica Escola é uma oportunidade de aprendizado pedagógico e profissional. “O nosso foco maior é o aluno vivenciar essa logística, participando dos departamentos e aprender procedimentos, uso de equipamento, uso de EPI, ter postura profissional, pesquisar, resolver situações problemas, participar das decisões, adquirir experiências da mais simples a mais complexa.”, afirmou. “Vários ex-alunos se destacaram pela experiência adquirida aqui, na Fábrica”, complementou.

A farmacêutica Aline Arruda, formada no 2º semestre de 2015, está na Fábrica como assessora voluntária para adquirir mais conhecimento e prática profissional. “A Fábrica para mim foi uma descoberta. Surpreendi-me bastante, passei por setores que nunca imaginei trabalhar, inclusive por todo ciclo produtivo, indo desde a gestão de pessoas até controle de qualidade que é o meu interesse. Aprendi bastante, hoje eu me sinto segura para trabalhar nessa área”, assegurou Aline.

Gean Amorim, estudante do 6º semestre Engenharia Ambiental, também ressalta a experiência proveitosa na Fábrica Escola. “Superou minhas expectativas. Aqui eu aprendi coisas que eu não aprendo no meu curso e o mais interessante foi trabalhar com professores e com técnicos como colegas de trabalho e não como responsável de quem está aqui para ensinar ou aprender”, destacou.

Para o semestre que vem, há projetos para desenvolvimento de novos produtos: desinfetante herbal e desinfetante eucalipto, sabonete liquido e exaguante bucal para o curso de odontologia e gel ultrassom para o curso de fisioterapia.


Fátima Layane

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital