Tecnológicos / Gastronomia
Notícias
Gastronomia
21/06/2016 - 10:43
Sugestão de coquetéis para o São João
Professora do curso de Gastronomia da Universidade Católica de Brasília, Luli Riccetto, inova receita de drinques típicos dos festejos juninos
  • Sugestão de coquetéis para o São João
  • Sugestão de coquetéis para o São João
  • Sugestão de coquetéis para o São João
Esquerda Fotos: Faiara Assis Direita
Para aquecer os festejos juninos, a professora do curso de Gastronomia da Universidade Católica de Brasília (UCB), Luli Riccetto, inovou a receita de duas bebidas típicas da época que, com certeza, farão sucesso nas comemorações.

A aposta foi o Vinho Quente, repaginado com especiarias e leite condensado, para quem gosta de coquetéis mais suaves e doces, e o Quentão de Chocolate, para agradar os adeptos a bebidas mais fortes. De acordo com a especialista, a receita rende dois drinques e ambos são adequados para o clima frio da época.

Confira as receitas

Quentão de Chocolate: 100 ml de cachaça de boa qualidade, 100g de chocolate meio amargo, 100 ml de água mineral, 200g de açúcar, suco de meio limão, canela em pau, gengibre, chantilly e canela em pó.

Modo de preparo
Derreter o chocolate em banho-maria e reservar. Em uma panela, misturar a água, o suco de limão, o açúcar, um pauzinho de canela e uma colher (de café) de gengibre moído e ferver por 10 minutos. Despejar essa mistura fervendo sobre o chocolate, misturar bem, adicionar a cachaça e bater no liquidificador, para homogeneizar a mistura. Dividir o resultado em duas canecas ou em duas taças próprias para drinques quentes. Completar com chantilly. Polvilhar com canela em pó e servir ainda bem quente.

Vinho Quente Cremoso: 200 ml de vinho tinto suave, 100 ml de água mineral, 200g de leite condensado, 1 maçã, suco de meio limão, raspas de casca de um limão, raspas de casca de uma laranja, canela em pó, cravo da índia e gengibre.

Modo de preparo
Cortar a maçã em cubos (não precisa descascar). Colocar os cubos no suco de limão e polvilhar com canela em pó. Misturar e dividir nas canecas onde o coquetel será servido. Em uma panela, misturar a água, as raspas de limão e laranja, uma colher (de café) de gengibre moído e 2 cravos da índia. Deixar ferver por 10 minutos. Coar essa mistura quente e bater com o vinho e o leite condensado no liquidificador. Despejar nas canecas sobre os cubos de maçã e servir ainda quente.



Juliana Tito

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital