Tecnológicos / Gastronomia
Notícias
Gastronomia
23/06/2016 - 09:26
Confira receita de bolo junino para adoçar os festejos da época
Professora do curso de Gastronomia da Universidade Católica de Brasília, Lorenza Gallo, sugere preparação fácil e saborosa para o São João
  • Confira receita de bolo junino para adoçar os festejos da época
  • Confira receita de bolo junino para adoçar os festejos da época
  • Confira receita de bolo junino para adoçar os festejos da época
Esquerda Fotos: Faiara Assis Direita
Considerada um dos maiores destaques do São João, a culinária típica da época ganha maior evidência nesse período. Para adoçar os festejos juninos, a professora de Gastronomia da Universidade Católica de Brasília (UCB), Lorenza Gallo, preparou uma receita fácil e saborosa, misturando preparações tradicionais, como o bolo e o doce caseiro, dando origem ao Naked cake de pé de moleque.

A aposta da professora contrasta a maciez e o sabor marcante do bolo à crocância do pé de moleque, sem deixar a simplicidade e a beleza da preparação de lado. Como é impossível pensar em São João sem associar as guloseimas da temporada, não deixe de conferir e testar a receita desse bolo irresistível.

Receita

Massa: 4 ovos, 2 xícaras de açúcar refinado, 2 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de leite integral , 4 colheres de sopa de manteiga, 1 xícara de amendoim torrado sem casca e sem sal, 1 colher de chá de essência de baunilha , 1 colher de chá cheia de fermento químico.

Modo de Preparo
Triturar o amendoim grosseiramente. Separar as claras das gemas. Bater as claras em neve e reservar. Bater a manteiga em temperatura ambiente com o açúcar e as gemas até que fique um creme branco. Adicionar a essência de baunilha e bater mais um pouco. Peneirar a farinha de trigo e acrescentar na massa aos poucos, alternando com o leite. Misturar tudo até que fique uma massa homogênea e densa. Acrescentar as claras em neve, mexendo delicadamente com um fouet (batedor de arame). Adicionar o amendoim triturado e por fim o fermento químico. Levar ao forno pré-aquecido a 190⁰C por aproximadamente 25 minutos ou até que o bolo esteja bem assado.

Recheio – Creme de Pé de Moleque: 1 lata de leite condensado, 2 xícaras de leite integral, 1 colher de sopa de amido de milho (maisena), 1 colher de chá de essência de baunilha, 10 unidades de pé de moleque.

Modo de Preparo
Triturar o pé de moleque grosseiramente. Dissolver o amido de milho no leite e misturar com o restante dos ingredientes. Levar ao fogo alto em uma panela, mexendo sempre até que fique na textura de um brigadeiro de colher. Deixar esfriar em geladeira para rechear o bolo. Para montar o bolo: entre cada camada de massa colocar o creme branco e o pé de moleque triturado.

Dica: umedeça o bolo com uma calda de açúcar ou leite para que a massa fique mais molhadinha.


Juliana Tito

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital