Livre / Catedra
Notícias
Catedra
04/07/2016 - 13:27
Extensão que promove cidadania
Universidade Católica de Brasília realiza curso de extensão, no Centro de Ensino Médio 03 de Taguatinga, com proposta de promover a cidadania e levar cultura de paz na escola
  • Extensão que promove cidadania
  • Extensão que promove cidadania
  • Extensão que promove cidadania
Esquerda Fotos: Faiara Assis Direita
Com o objetivo de trabalhar o protagonismo juvenil, a formação cidadã e a mediação de conflitos dentro da escola, a Universidade Católica de Brasília (UCB), por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da UCB, a Cátedra UNESCO e o grupo de Pesquisa JETSA, promoveu o Curso de Extensão “Juventude e Cidadania em Ação”, no Centro de Ensino Médio 03 de Taguatinga Sul.
Esta segunda edição do projeto ocorreu de abril a junho, deste ano, e o encerramento foi marcado com muita emoção e gratidão, tanto pelos estudantes participantes, quanto pelos voluntários envolvidos durante todo o curso. O professor José Ivaldo de Lucena, docente da UCB e secretário executivo da Cátedra UNESCO, explica que as 30 vagas oferecidas foram poucas em vista ao grande interesse dos estudantes. “Acabamos selecionando os líderes de sala para que eles repassassem para os outros o que vivenciaram”, explica.

Durante os dois meses, o curso de extensão proporcionou aos alunos do CEM 03 uma metodologia ativa de construção coletiva do conhecimento por meio de debates e reflexões, rodas de conversa, dinâmicas, dramatizações, leitura de textos, vídeos, músicas e jogos temáticos que propiciaram aos alunos o fortalecimento de vínculos de amizade, de respeito mútuo, engajamento social, comunitário e escolar a partir do projeto de vida pessoal de cada um. E pode se dizer que toda a escola foi contagia. O resultado foi percebido claramente no comportamento escolar dos discentes, que, por iniciativa própria, criaram o Grêmio Estudantil. Houve toda uma mobilização política de criação de chapas, debates e eleição com imensa participação dos alunos.

No 10º semestre de Direito e voluntário da Cátedra UNESCO, o estudante da UCB Licio Jônatas atuou no curso de extensão durante o primeiro módulo que tratava de comunicação e cidadania em ação para a formação do Grêmio. Para ele, levar aos estudantes do ensino médio o que ele aprendeu na UCB foi muito gratificante. “Importante pegar o conhecimento que temos na universidade e levar a diante. O curso serviu muito para isso, fazer com que uma escola consiga ter representação estudantil e fazer com que os estudantes entendam seus direitos e sejam sujeitos de direito na sociedade”, afirmou Licio. O professor José Ivaldo concluiu que o envolvimento entre a academia e o centro de ensino médio foi importante para fortalecer o terceiro pilar da Universidade que é a extensão. “Nós aplicamos uma metodologia que pode servir de modelo e ser aplicável em outras escolas da rede pública do DF. Esse curso foi, literalmente, um espaço de diálogo e escuta para a juventude, desde questões familiares, questões que envolvem a escola, a vida pessoal e os desafios que eles terão pela frente”, ressaltou.

Em discurso coletivo, os estudantes do CEM 03 agradeceram imensamente a professora Drª. Ranilce Guimarães-Iosif, Docente da UCB e responsável por levar o curso de extensão para a escola, e fizeram relatos pessoais dos resultados da participação. “Esse curso nos ensinou a ouvir e principalmente a lidar com situações da vida que muitas vezes a gente não sabe. Nós queremos que ele não acabe e que tenha um alcance maior, não só na escola, mas em outros lugares”, afirmou Lucas, estudante do CEM 03.


Fátima Layane

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital