Graduação / Farmácia
Notícias
Farmácia
19/07/2016 - 10:13
Um comprimido feito para ser saboreado
Na disciplina de Tecnologia Farmacêutica, estudantes de Farmácia da UCB produzem o “ChocoRelex”, um comprimido feito com leite em pó e achocolatado. Saboroso e indicado para a reposição do bom humor
  • Um comprimido feito para ser saboreado
  • Um comprimido feito para ser saboreado
  • Um comprimido feito para ser saboreado
  • Um comprimido feito para ser saboreado
  • Um comprimido feito para ser saboreado
Esquerda Fotos: Faiara Assis Direita
Visualmente ele tem todas as características de um comprimido comum. Mas diferente de qualquer fármaco o ChocoRelex é um comprimido criado com apenas dois ingredientes: leite em pó e achocolatado, uma mistura que agrada o paladar de todos os públicos. A criação faz parte do curso de Farmácia da Universidade Católica de Brasília (UCB) e é produzido na disciplina de Tecnologia Farmacêutica.

O ChocoRelex é um comprimido de via oral produzido em aula prática. Não é vendido e atende apenas as demandas da direção do Curso de Farmácia para demonstrações no Projeto de Orientação Profissional (POP) da UCB e para distribuição de pequenas amostras durante o Vestibular, acolhida de calouros, feiras, jornada farmacêutica e principalmente para os visitantes do curso e da Instituição.

A professora do curso de Farmácia e responsável pela disciplina de Tecnologia Farmacêutica, Helen Cristina Vieira de Freitas Torres, explica que o ChocoRelex não é um medicamento, tem apenas finalidade alimentícia e o objetivo dele é para os estudantes adquirirem conhecimento prático no processo de produção de um comprimido e fazer uso do maquinário. “Ele não tem função medicamentosa. A produção do ChocoRelex faz parte da aula prática da disciplina de Tecnologia Farmacêutica onde os estudantes aprendem a fazer medicamentos em escala industrial e o uso da máquina compressora, onde são feitos os comprimidos”, esclarece.

Pensar criativo

Na disciplina, além do ChocoRelex, os estudantes são estimulados a desenvolver um novo medicamento. É um desafio prático que requer desde a criação da fórmula medicamentosa à embalagem do fármaco. Este semestre os grupos criaram três medicamentos com composição diferente dos encontrados nas farmácias: o Ibuprofeno em comprimido, o Ácido Mefenâmico efervescente e uma Vitamina C em comprimido mastigável, sabor laranja.

“A proposta é que nesse processo industrial o estudante desenvolva o pensar crítico. Eles têm liberdade para o processo criativo”, afirmou Helen Cristina. “O que é produzido na disciplina não vai para o mercado, são trabalhos em nível de pesquisa. Tudo que é produzido passa por um controle da produção, controle de qualidade, está dentro das boas práticas para uso institucional. Os alunos da disciplina podem levar para casa, mas não podem vender”, assegura.

A assessora do curso de Farmácia, professora Juliana Penso, afirma que essa atividade é de cunho profissionalizante e deixa os futuros profissionais, formados pela UCB, em destaque no mercado de trabalho. “O amadurecimento em relação à postura profissional é um diferencial importantíssimo que eles adquirem nesse tipo de atividade. A indústria farmacêutica chegou ao entorno de Brasília há pouco tempo e nossos alunos têm se destacado em vários processos seletivos para estágio. Muitos foram contratados após a formatura, inclusive. Não há dúvidas de que a presença de laboratórios de ponta e projetos como a Fábrica Escola, além de professores muito qualificados contribuem para que nossos estudantes e egressos tenham esse perfil”, afirmou Penso.

Saiba mais: ChocoRelex

O ChocoRelex é uma mistura do achocolatado (Nescau) com leite desnatado em pó (Molico) no processo de compressão. Tecnicamente a somatória dos dois ingredientes deu certo, tanto na compactação das partículas, quanto na fluidez dos produtos no maquinário, resultando em um comprimido saboroso.

Propriedade dos ingredientes das marcas Molico e Nescau são as únicas que deram certo no processo de compressão do ChocoRelex. Em cada produção, o uso de duas latas de cada produto resulta em 1.200 comprimidos.

Hoje o ChocoRelex é uma maneira lúdica de modelo de medicamento e uma apresentação do que os estudantes de Farmácia podem fazer no curso. O egresso do curso de Farmácia, Calebe Carvalho Lima, Técnico Especialista no Laboratório de Farmácia é o responsável por explicar e manusear o maquinário sempre que o comprimido é feito. E a cada produção, o resultado final da apresentação e degustação do ChocoRelex é sempre o mesmo. “É só sorrisos. Não tem como não gostar”, concluiu Calebe.


Fátima Layane

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital