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02/08/2016 - 17:20
UCB prepara estudantes para certificações em TI
Além do preparatório para a certificação ITIL Foundation V3, que vai para sua 6ª edição, Gestão de Projetos na Prática, Cobit 5.0 e Gestão de Processos de Negócios (BPM) estão entre as novidades para este semestre
UCB prepara estudantes para certificações em TI Foto: Divulgação
Empresas apostam em modelos de governança em Tecnologia da Informação (TI) para selecionar profissionais para o mercado de trabalho. Neste sentido, os cursos de Tecnologia da Informação (TI) da Universidade Católica de Brasília (UCB) ofertam, desde 2014, cursos preparatórios de certificação. Neste semestre, além da certificação ITIL Foundation V3, que acontecerá pela 6ª vez na instituição, será oferecida preparação para as certificações Cobit 5.0, um guia para a gestão de TI, Gestão de Projetos na Prática e Business Process Management (BPM), conhecida como Gestão de Processos de Negócios, que será uma parceria com a ABPMP, uma associação internacional de profissionais de BPM.

A UCB é a única instituição do DF a ofertar os cursos preparatórios gratuitamente ao colocar o estudante em contato com a prática por meio de exemplos do cotidiano. A Instituição emite um certificado de conclusão de curso, mas quem realiza o exame oficial para a obtenção do certificado oficial é um ente internacional reconhecido. Ao final do preparatório, é realizado um simulado para avaliar a qualificação dos estudantes.

São cinco encontros que ocorrem semanalmente para preparar o estudante para que ele alcance marcas de padrões aceitos e de aplicação das melhores práticas de governança de TI. Segundo o estudante do 4º semestre do curso tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Bruno Leandro, 31 anos, é uma vantagem competitiva. “Quando você tem a oportunidade de conhecer diversas áreas dentro da TI, você pode nortear sua carreira. A área de governança vai me proporcionar uma visibilidade a mais no mercado. O ITIL em governança oferece uma visão macro de toda a TI”, completou.

Preparatório diferencial

Na era dos negócios e da tecnologia, para obter sucesso, as organizações devem compreender seu próprio desempenho e devem medir seu progresso por meio das ferramentas e práticas adequadas. Por isso, o profissional de TI deve estar alinhado com essa visão e capacitado com as certificações que norteiam as melhores normas de TI para as empresas.

Bruno Leandro fez estágio no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e no Ministério das Comunicações na área de governança. Ele participou da última edição do curso ITIL Foundation V3 e pretende realizar a prova de certificação ITIL no 2º semestre de 2016. Como a certificação é uma recomendação seguida pelas principais empresas ao longo dos anos, representa a porta de entrada para o mercado de trabalho. “A empresa prefere um profissional experiente a um profissional formado. No estágio, tive contato com as bibliotecas ITILs que direcionavam a empresa. A certificação é um diferencial positivo: ao invés de ofertarmos experiência, ofertamos conhecimento. O mercado exige especialistas e, como não podemos ser especialistas em tudo, temos que agregar conhecimento”, ressaltou Bruno.

A Universidade está alinhada com a formação acadêmica do estudante certificada por um organismo internacional. O assessor do curso de Tecnologia em Gestão de TI, professor Bilmar Angelis Ferreira, é quem coordena o treinamento. Segundo ele, após obter a certificação, o reconhecimento vale no mundo inteiro. “No curso, o professor passa um mapa para que o estudante se esforce para cumprir um roteiro, com fundamento teórico e prático, citando casos de empresas que já aplicam esses padrões. Com o cronograma que definimos, será possível participar de mais de um dos cursos oferecidos. Discutimos as melhores formas de articular o projeto pedagógico em torno da missão da universidade para uma visão de futuro”, frisou.

Conduzido pelo professor Roosevelt Benvindo de Oliveira, em cinco edições anteriores, cerca de 250 estudantes já participaram do curso semipresencial, que acontece em ambiente virtual e em sala de aula. “As propostas de emprego colocam como requisito básico ter uma certificação no currículo em nível de gestão e, por isso, o curso serve para pessoas que querem adquirir conhecimento em gerenciamento de serviços de TI, que é uma vertical forte na área”.

Roosevelt explica ainda que o gerenciamento de serviços é diferente da gestão de projetos, pois gerencia uma ferramenta já existente. “Um exemplo disso é o sistema Graduação Online (GOL) da UCB, que é um serviço oferecido aos usuários. A TI fornece esse suporte tecnológico, ou seja, a manutenção do serviço, a gestão de capacidade e a disponibilidade fazem parte dos processos de gestão. A governança é como um guarda-chuva, no qual você encontra as outras normas em TI. Já o negócio gerencial da empresa é a governança que engloba o relacionamento com o usuário e o gestor. Enquanto o Cobit é menos detalhado com uma visão geral, o ITIL é mais específico. O estudante que deixa para tirar a certificação depois de concluir o curso acaba perdendo”, destacou.

Cobit 5.0

O Cobit 5.0 (Control Objectives for Information and related Technology) é a mais recente versão do framework de boas práticas de governança e gerenciamento empresarial de TI. Recomendado pelo ISACA (Information Systems Audit and Control Foundation), trata-se de um conjunto de diretrizes baseadas em auditoria para processos, práticas e controles de TI, voltado para redução de risco, enfoca integridade, confiabilidade e segurança. Composto por 50 questões de múltipla escolha, a prova do CobiT Foundation tem duração de 40 minutos. Cada questão vale 1 (um) ponto e o candidato precisa de 25 pontos para ser aprovado, o que equivale a 50% de acertos. O exame é aplicado pela APMG International e tem o custo de US$ 260,00.

ITIL V3

O ITIL Foundation é o nível de entrada no modelo de certificação e é voltado para profissionais que precisam ter o conhecimento dos elementos chave da ITIL® e do ciclo de vida de um serviço. É uma ferramenta de gerenciamento de serviços de TI. Para fazer a prova de Certificação ITIL V3 Foundation, o estudante ou profissional, agenda a prova no site da Pearson VUE, órgão responsável pelo exame. O resultado sai na hora e, ao ser classificado, recebe a certificação. A prova é composta por 40 questões, todas de múltipla escolha, com apenas uma alternativa correta. O valor é de US$ 205,00.

Gestão de Projetos na Prática

É a aplicação de técnicas, conhecimento e habilidades para garantir o sucesso de um projeto, envolvendo gerenciamento, administração e coordenação, do início ao fim, com planejamento, execução e controle das atividades. Três conjuntos importantes de habilidades de gerenciamento de projetos são necessários para projetos bem-sucedidos: habilidades técnicas de gerenciamento de projetos, de liderança e de gerenciamento estratégico e do negócio. O principal exame de certificação para os gerentes de projetos é o Project Management Professional (PMP), ofertado pelo Project Management Institute e seu custo é de US$ 405,00, para associados do PMI e US$ 555,00, para não associados.

Gestão de Processos de Negócio
O BPM é um conceito que une gestão de negócios e tecnologia da informação com foco na otimização dos resultados das organizações por meio da melhoria dos processos de negócio. As ferramentas denominadas sistemas de gestão de processos do negócio (sistemas BPM) monitoram o andamento dos processos de uma forma rápida e barata. Dessa forma, os gestores podem analisar e alterar processos baseados em dados reais e não apenas por intuição. Com o BPM, os colaboradores da empresa recebem tarefas e devem simplesmente executá-las sem se preocupar com detalhes, pois todos os processos já foram desenhados, assim como todas as possíveis situações de prosseguimento. O principal exame é o Certified Business Process Professional (CBPP), ofertado pela Association of Business Process Management International (ABPMP). O exame tem 135 questões e 3 horas de duração. O investimento total, entre associação, curso e prova fica em torno de R$ 5 mil.

Anny Cassimira

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