Graduação / Enfermagem
Notícias
Enfermagem
25/08/2016 - 13:38
Projeto leva estudantes para atuação na comunidade
Com a participação dos cursos de Enfermagem e Medicina, o PET Saúde GraduaSUS atua na promoção da saúde e prevenção de doenças
  • Projeto leva estudantes para atuação na comunidade
  • Projeto leva estudantes para atuação na comunidade
  • Projeto leva estudantes para atuação na comunidade
  • Projeto leva estudantes para atuação na comunidade
  • Projeto leva estudantes para atuação na comunidade
  • Projeto leva estudantes para atuação na comunidade
Esquerda Fotos: Faiara Assis Direita
A Universidade Católica de Brasília (UCB), por meio dos cursos de Enfermagem e Medicina, realizou no dia 18 de agosto, uma série de atividades relacionadas à campanha Agosto Dourado, que estimula o aleitamento materno, na UBS Centro Social Urbano do Areal. Com a participação de 12 estudantes do curso de Enfermagem e 22 do curso de Medicina, bolsistas e voluntários, a ação faz parte do projeto PET Saúde GraduaSUS, contemplado em edital lançado pelo Ministério da Saúde no semestre passado, voltado para a promoção da saúde e prevenção de doenças.

Com atuação educacional em saúde com gestantes, crianças, idosos, mulheres e homens, e participação em campanhas como de vacinação, Agosto Dourado, Outubro Rosa (combate ao câncer de mama e colo de útero), Novembro Azul (Combate ao câncer de próstata), o trabalho ainda é realizado com visitas domiciliares e consultas.

A professora Fernanda Monteiro Fernandes, coordenadora do grupo de Enfermagem, explica que o programa objetiva a integração da universidade com o serviço de saúde e comunidade, buscando o desenvolvimento de profissionais qualificados que ampliem a assistência à população, para diminuir a distancia do conhecimento produzido na universidade da realidade dos serviços e dos problemas de saúde da comunidade.

De acordo com a professora Eloá Medeiros, coordenadora do grupo de Medicina, a Católica é a única instituição privada no Distrito Federal participando do projeto vinculado ao Ministério, e uma das únicas no país contempladas pelo edital. “Demos início ao projeto em maio e começamos fazendo a seleção dos estudantes. Além disso, temos também professores bolsistas e voluntários. O nosso trabalho ocorre tanto em Taguatinga quanto em Santa Maria, com foco inicial em Taguatinga, na região do Areal, com essa unidade de saúde, e a Clínica da Família”.

Para a professora do curso de Medina e voluntária no projeto, Fabiana Nunes, vivenciar um trabalho voluntário é uma experiência de extrema importância, tanto para o estudante da graduação quanto para os professores. “Fazer uma troca de saber com a comunidade é uma forma de aprendizagem diferente do espaço habitual que temos na sala de aula. É ver e ouvir a realidade do seu paciente e pensar em propostas reais de intervenção. É uma experiência muito rica e essencial para todos os envolvidos”.

Os estudantes participaram com entusiasmo da ação e refletiram sobre os benefícios que o programa traz no desenvolvimento deles e na qualidade de vida da população. Diego Ícaro, estudante do 4º semestre de Enfermagem, destaca que o programa além de ser uma experiência transformadora, também tem uma importância curricular para todos os estudantes que participam e que pretendem fazer residência ou mestrado. A estudante do 10º semestre do curso de Medicina, Iara Cristina Arruda, complementa que “Esse projeto faz com que nos tornemos mais humanos, assim como nos prepara para enfrentar as dificuldades da comunidade juntamente com ela. Eu acho que é uma grande oportunidade para contribuirmos de maneira ativa em prol da saúde da população, diminuindo as demandas hospitalares da saúde pública”.


Juliana Tito

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital