Tecnológicos / Gastronomia
Notícias
Gastronomia
30/08/2016 - 14:08
Estudantes avaliam preparações com morangos em concurso culinário
Como parte da programação da tradicional Festa do Morango que acontece em Brazlândia, a Universidade Católica, em parceria com a Emater-DF, realiza a 12ª edição da competição
  • Estudantes avaliam preparações com morangos em concurso culinário
  • Estudantes avaliam preparações com morangos em concurso culinário
  • Estudantes avaliam preparações com morangos em concurso culinário
  • Estudantes avaliam preparações com morangos em concurso culinário
  • Estudantes avaliam preparações com morangos em concurso culinário
  • Estudantes avaliam preparações com morangos em concurso culinário
  • Estudantes avaliam preparações com morangos em concurso culinário
Esquerda Fotos: Faiara Assis Direita
A Universidade Católica de Brasília (UCB), em parceria com a Emater-DF (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal), promoveu nos dias 23 e 24 de agosto, a 12ª edição da competição que escolherá o melhor prato elaborado com morango.

Oito grupos produziram e apresentaram pratos doces e salgados, com o morango como principal ingrediente, para estudantes do 3º semestre do curso de Gastronomia, que puderam avaliar aspectos como originalidade da receita, criatividade, higiene na manipulação dos alimentos, aparência e sabor.

Segundo o assessor do curso, professor Marcus Vinícius Cerqueira, essa parceria existe há sete anos e tem como objetivo valorizar o agricultor. “A elaboração e degustação ocorre no laboratório do curso de Gastronomia da Instituição e esse é um momento de troca muito interessante entre os estudantes e os participantes”.

A técnica em Economia Doméstica da Emater-DF, Luciana Xavier, destaca que o concurso incentiva os produtores rurais a aumentar o consumo do morango nas refeições, estimulando a criatividade no preparo. O gerente da Emater de Brazlândia, Rodrigo Teixeira Alves, complementa que esse trabalho envolve toda uma cadeia produtiva com agrônomos, produtores e população.

Presente desde as primeiras edições e vitoriosa por cinco vezes, Lindaura Carvalho Silva, 78 anos, encarou a disputa com a salada “Morango e seus vizinhos”. Lindaura explica que a preparação para a competição desse ano foi composta por morango, frango refogado, batata doce, alface, agrião, beterraba e cenoura, acompanhada de um molho que mistura o cítrico do limão com o adocicado do mel.

Com a torta “Iceberg de morango”, Anderson Xavier participou pela sétima vez do concurso. “Nossa preparação teve recheio de nutella e chocolate branco, ambos com morango picado, envolvido com kit kat e gelos decorativos. Já ganhamos em primeiro lugar por três vezes e acredito que temos bastante chance de levarmos novamente”, comenta confiante.

Além de ser uma experiência para os competidores, os estudantes têm a oportunidade de colocar em prática o que aprendem em sala de aula. “Geralmente estamos sempre do outro lado sendo avaliados, então ter a chance de fazer um papel diferente e ainda colaborar com o desenvolvimento dos produtores nos proporciona uma satisfação muito grande. Foi fantástico poder participar mais uma vez dos eventos que a Instituição realiza. Sempre que posso estou presente, pois acho muito importante para o meu desenvolvimento como profissional”, ressalta a estudante do 3º semestre, Talitha Alves.

Festa do Morango
A Festa do Morango tem como objetivo incentivar a produção local e capacitar o trabalho dos produtores rurais da região. O evento, que está em sua 21ª edição, é realizado na sede da Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (ARCAG), na BR-080, em Brazlândia. Encontro temático, mostra agrícola, palestras sobre comercialização e outras atividades são alguns dos destaques programados para a realização, que acontece nos dois primeiros finais de semana do mês de setembro. A premiação do concurso realizado na Católica acontecerá durante a festa, no dia 4 de setembro.



Juliana Tito

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital