Graduação / Farmácia
Notícias
Farmácia
23/09/2016 - 17:06
Programa de Educação Ambiental participa da Virada do Cerrado
Em sua 2ª edição, o evento promoveu a sustentabilidade e a consciência ambiental no DF com o tema “Mudanças Climáticas”. O PEA e o curso de Farmácia realizaram atividades para melhoria dos problemas ambientais
  • Programa de Educação Ambiental participa da Virada do Cerrado
  • Programa de Educação Ambiental participa da Virada do Cerrado
  • Programa de Educação Ambiental participa da Virada do Cerrado
  • Programa de Educação Ambiental participa da Virada do Cerrado
Esquerda Fotos: Divulgação Direita
Em sua 2ª edição, o evento promoveu a sustentabilidade e a consciência ambiental no DF com o tema “Mudanças Climáticas”. O PEA e o curso de Farmácia realizaram atividades conjuntas para demonstrar a melhoria dos problemas ambientais por meio de tecnologias sociais

A Universidade Católica de Brasília (UCB), por meio do Programa de Educação Ambiental (PEA), com o apoio da Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente, participou, entre os dias 8 e 11 de setembro, da segunda edição do Projeto Virada do Cerrado, que ocorreu em várias regiões administrativas de Brasília com o tema “Mudanças Climáticas”. Realizado pela Secretaria do Meio Ambiente do DF, em parceria com 30 entidades, entre órgãos dos governos local e federal, movimentos sociais, ONGs e membros da iniciativa privada, o evento é destinado à educação ambiental e a ações esportivas e culturais.

No total, mais de 300 atividades foram desenvolvidas em várias regiões do DF e as ações foram de caráter educativo, com foco na atuação em escolas e universidades. Com a proposta é promover uma grande mobilização, em prol da educação ambiental, as iniciativas incluem atividades educativas, esportivas e culturais, como palestras, rodas de conversa, mutirões, feiras, exposições e shows. O PEA participa todos os anos da Virada do Cerrado com o objetivo de demonstrar, por meio de tecnologias sociais desenvolvidas na UCB, a viabilidade da participação e do envolvimento das pessoas na melhoria dos problemas ambientais. As ações contaram com a presença do coordenador do PEA, Itacir Piasson, e do gestor do PEA, Prof. Nilo Edison Borges.

A UCB marcou presença no "Painel Diálogo dos saberes sobre Mudanças Climáticas", no centro de Excelência Turística - CET - da Universidade de Brasília (UnB), dia 8 de setembro. A mesa redonda teve início com a apresentação do curta-metragem "Para onde foram as andorinhas" e a exposição do roteirista Paulo Junqueira. Durante o debate, o professor do curso de Engenharia Ambiental, Luiz Fernando Whitaker Kitajima, falou sobre a importância da formação acadêmica de engenheiros e gestores ambientais e o enfoque multidisciplinar desses cursos.

Nos dias 9 e 10, a UCB realizou atividades com o PEA e o curso de Farmácia no Parque de Águas Claras. O Curso de Farmácia esteve presente com a participação de estudantes que realizaram aferição de pressão arterial e aplicação de teste rápido HIV. Os estudantes foram acompanhados e orientados pela professora do curso de Farmácia Juliana Penso. Já o Programa de Educação Ambiental apresentou algumas tecnologias sociais da Universidade, como aquecedor solar de baixo custo; horta vertical montada com calhas de PVC; filtro de bioareia, minhocário e compostor, montados em bombonas plásticas e materiais recicláveis.

Segundo o Prof. Itacir Piasson, “Demonstramos a montagem de um sistema de irrigação automatizada, que é um trabalho recentemente apresentado por estudantes na 1ª Jornada de Biologia na UCB. Por isso, o público tirou dúvidas sobre como montar um minhocário e o uso adequado dos resíduos orgânicos, além da montagem e funcionamento do aquecedor solar de baixo custo, da horta vertical em apartamentos e de filtro de boiaria em chácaras - para melhorar a qualidade da água”.

Os participantes do evento demonstraram interesse em saber o funcionamento e os benefícios das tecnologias sociais presentes na universidade. Além disso, conheceram as principais parcerias da UCB em projetos de Educação Ambiental e Tecnologias Sociais com gestores da Secretaria do Meio Ambiente do Município de Águas Lindas do Goiás.

Virada do Cerrado

Inspirada na Virada Sustentável de São Paulo, a Virada do Cerrado remete à preservação do bioma, em homenagem ao Dia Nacional do Cerrado, comemorado em 11 de setembro, data escolhida para encerramento do evento. É um programa colaborativo de mobilização e educação ambiental que promove atividades socioambientais, educativas, esportivas e culturais. Integra o poder público, organizações da sociedade civil e setor privado em um grande movimento pela sustentabilidade socioambiental do Distrito Federal. O projeto está incluso no calendário oficial de eventos do DF na programação da Semana do Cerrado, instituída pela Lei n° 4.939, de 2012.

Anny Cassimira

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Campus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital