Tecnológicos / Gestão da Tecnologia da Informação
Notícias
Gestão da Tecnologia da Informação
10/10/2016 - 11:01
Semana da Tecnologia da Informação
De 3 a 7 de outubro, a semana acadêmica contou com palestras e minicursos sobre gestão de carreira em TI, com informações sobre empregabilidade e características da profissão.
  • Semana da Tecnologia da Informação
  • Semana da Tecnologia da Informação
  • Semana da Tecnologia da Informação
  • Semana da Tecnologia da Informação
Esquerda Fotos: Faiara Assis Direita
Voltada aos estudantes dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão de TI, Redes e Segurança da Informação, a Semana da Tecnologia da Informação da Universidade Católica de Brasília (UCB) ocorreu entre os dias 3 e 7 de outubro, nos auditórios dos blocos K e M, nas salas de aula e nos laboratórios do Câmpus I. O evento faz parte da programação do I Encontro da Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação.

Nesta edição, a semana de TI contará com parceiros, como IBM, Microsoft, Stefanini e ABPMP, que abordarão a importância da inovação na TI, o mercado e as tecnologias, e as possibilidades para a carreira. As palestras incluem temáticas de Gestão de Processos de Negócios, Cloud Computing, Big Data e Análise Social, e gestão de carreira em TI, com informações sobre salários, empregabilidade e demandas profissionais. Entre os minicursos estão “(In)Segurança de Rede para Seres Humanos”, PHP Básico com MySQL, desenvolvimento para Android e programação em PHP.

Segundo o coordenador dos cursos de TI, Daniel Barbosa Santos, a proposta foi envolver estudantes, coordenadores, assessores de curso e Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs). “Tivemos desde temas ligados à segurança da informação, passando pelas certificações ITIL, até programação e mercado de trabalho, com a parceria da empresa Stefanini, que é uma das maiores empregadoras da área de TI no DF”, falou.

O assessor do curso de Tecnologia em Gestão de TI, Bilmar Angelis Ferreira, participou da organização do evento. Para ele, a ideia da semana acadêmica foi abranger toda a diversidade dentro dos cursos. “Em parceria com os estudantes de TI, elencamos os principais temas para discussão. Há muitas especialidades para abordar temas transversais a outras escolas da Instituição”.

Transformação digital

Henrique Von Atzingen, executivo de Cloud na IBM America Latina, abordou a “Vida no mundo pós iPhone, como a tecnologia invadiu nossas vidas”. “A transformação digital e as tecnologias mudaram a vida das pessoas. Isso começou bem recentemente quando alguns visionários começaram a pensar tecnologia para que o usuário entenda sem precisar ler um manual, por exemplo. É o caso do iPhone e do Ipad que mudaram a forma de se desenvolver tecnologia. É mais fácil e inteligente fazer algo simples para que todos consigam utilizar”.

O coordenador do curso de Perícia Digital, Paulo Roberto Corrêa Leão, acredita na integração entre cursos de graduação e de pós-graduação na temática de segurança da rede voltada à internet das coisas. “Nossa vida normal é conectada e passa pela tecnologia, por meio do uso da rede Wi-Fi aberta, carregamentos de smartphones em aeroportos, câmeras ativadas por smart TVs, notebooks, além de diversas conexões em casa. Neste ponto, não existe mais segurança pessoal”.

O estudante Valdney Souza, 8º semestre do curso de Sistemas de Informação, participou das palestras sobre o mercado de TI e Big Data e de um minicurso sobre MySql e PHP. “Mesmo no final do semestre, ainda tirei dúvidas de qual área seguir dentro do universo da Tecnologia da Informação. As palestras me ajudaram a enxergar melhor cada especificação e decidir qual especialização cursar para complementar minha formação profissional”, explicou.

No encerramento do evento, dia 7/10, aconteceu o BPM Day, com o objetivo de discutir o tema Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM – Business Process Management). Bilmar Ferreira destacou que este é o maior evento internacional na área de gestão de processos de negócios. “Esteve presente uma associação internacional que atua com as melhores práticas de gerenciamento. Hoje, existe uma grande demanda no mercado por analistas de processos de negócio, que são profissionais com conhecimento da empresa, de estratégia do negócio e da área de TI. Isso deixa a empresa mais competitiva”, frisou.

Anny Cassimira

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital