Tecnológicos / Gastronomia
Notícias
Gastronomia
01/12/2016 - 10:15
Criatividade marca evento de Gastronomia Regional na UCB
Com preparações de diferentes regiões do país, estudantes do 3º semestre do curso de Gastronomia da Católica utilizam originalidade na apresentação de receitas tradicionais
  • Criatividade marca evento de Gastronomia Regional na UCB
  • Criatividade marca evento de Gastronomia Regional na UCB
  • Criatividade marca evento de Gastronomia Regional na UCB
  • Criatividade marca evento de Gastronomia Regional na UCB
  • Criatividade marca evento de Gastronomia Regional na UCB
  • Criatividade marca evento de Gastronomia Regional na UCB
  • Criatividade marca evento de Gastronomia Regional na UCB
Esquerda Fotos: Faiara Assis Direita
Os estudantes do 3º semestre do curso de Gastronomia da Universidade Católica de Brasília realizaram, no dia 28 de novembro, um saboroso tour gastronômico por diferentes regiões do país. A atividade fez parte da disciplina de Cozinha Regional, ministrada pela professora Fernanda Avena, e teve como destaque a originalidade das preparações realizadas por cada grupo.

A professora Fernanda destaca a importância da gastronomia regional para a formação dos estudantes. “É fundamental que os futuros profissionais conheçam os produtos e as preparações de cada localidade, pois isso faz parte da história da área no nosso país. Cada grupo ficou responsável por trazer duas receitas, salgada e doce, que não tivéssemos trabalhado durante o semestre ou algo que já existe, mas de maneira inovadora. Isso fez com que eles pesquisassem e se aprofundassem mais sobre as características das regiões estudadas. O resultado foi surpreendente e fiquei muito orgulhosa em ver toda a dedicação deles”.

Apaixonada por cozinha regional, a estudante Liana Falcão conta que essa é sua disciplina predileta. Para representar o nordeste, a estudante e sua equipe escolheram uma Paella brasileira, composta por carne de sol, linguiça, bacon, feijão-verde e alho, queijo crocante com geleia de pimenta e alho-poró de entrada, além de doce de banana com creme de canela como sobremesa. “Trabalho há um ano na área e, sem dúvidas, esse é o seguimento que quero focar, ao finalizar o curso. Adoro as características de cada região e quero me especializar em cozinha de boteco, que tem tudo a ver com gastronomia regional, mas sem deixar o requinte de lado”.

Representando a região Sul do Brasil, o estudante Claudio Fortuna explica que essa foi uma grande oportunidade para conhecer e aprender a utilizar produtos típicos do país. “Nos inspiramos em receitas tradicionais, como a rabada e o arroz-doce, e adicionamos elementos para deixar as preparações mais sofisticadas. Esse é um momento, acima de tudo, para confraternizarmos. Estamos finalizando nosso penúltimo semestre e já sinto uma mistura de ansiedade e emoção em ver que estamos perto de concluir essa que tem sido uma etapa de muito aprendizado em minha vida”.

Entre as preparações apresentadas ainda tiveram: Camarão Manauara e Mousse de açaí com tapioca (Norte), Pizzas de carne de sol e banana (Sudeste), Risoto de açafrão-da-terra com frango e creme de pequi, além de Creme de mangaba com suspiros.




Juliana Titto

Ir para o menu
Encontre tudo
Redes sociais da UCB
Universidade Católica de Brasília
Câmpus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga – Brasília – DF CEP: 71966-700 - (61) 3356-9000
Câmpus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160 - Brasília/DF - Telefone: (61) 3448-7116
Câmpus Avançado Asa Sul - SHIGS 702 Conjunto 2 Bloco A, Brasília, Distrito Federal 70330-710, Brasil
Quem faz? Moringa Digital